sábado, 5 de maio de 2018

Entrevista com Alexandre Brunetto y Grupo Santafé

           
          Alexandre Brunetto, 42 anos, músico. Iniciou no tradicionalismo dançando numa escola de Lajeado, cidade onde nasceu, hoje Colégio Madre Bárbara. Sua primeira entidade tradicionalista foi o CTG Tropilha Farrapa 24ªRT,  onde conheceu a dança e a música tradicional. “Fui chuleador, campeão regional, diga se de passagem (obviamente, pela extrema carência de chuleadores na época - risos)” – brincou Brunetto.


BLOG - COMO FOI O INICIO DA CARREIRA MUSICAL ?
           Iniciei cantando em um grupo chamado “GAROTOS DO VALE”, em março de 1990. Com 15 anos de idade, com músicos mais experientes, aprendi tocar um instrumento (violão) que com ele ando abraçado até hoje.
Toquei na noite, em bares e restaurantes do vale do taquari, nada muito profissional, até que surgiu a oportunidade de fazer parte (na época não era musical de invernadas, mas uma dupla no máximo e, muitas vezes, só um gaiteiro, pai, avô ou amigo da causa  e era lindo) no contexto musical de grupo de danças.
Grupo sempre na estrada
            Com 17 anos, fui boleado pelo exército brasileiro. Me destacaram para o 9º RCB (nono regimento de cavalaria blindada ) em São Gabriel onde, juntamente com o serviço militar, iniciei profissionalmente nos grupos de dança na “TERRA DOS MARECHAIS” , CTG Caiboaté, CTG Tarumã, CTG Querência Xucra e quase todas as outras entidades. 

             Em 1997, recebi um convite para fazer parte daí já musical do CTG Tiarayú na cidade de Porto Alegre - 1ªRT, onde meu trabalho teve mais visibilidade, pelo número muito maior de rodeios, festivais e apresentações, além do nível mais competitivo, também. Permaneço até hoje na entidade.

BLOG – COMO FOI A IDEIA DE CRIAR O GRUPO SANTAFÉ? PORQUE ESSE NOME?  
              A ideia de criar o “Grupo Santafé” foi de poder mostrar nossa musicalidade paralelamente ao universo das danças. Compondo as músicas para coreografias surgiu um desejo de deixar as canções registradas em um CD e toca-las em um formato diferente de como foram confeccionadas para as invernadas. Em meio ao processo mudamos de ideia e gravamos o primeiro CD: “Brunetto e Grupo Santafé”, com clássicos da música gaúcha.

            O nome Santafé  foi dado pelo amigo e parceiro Paulo “gago” Gomes, um grande músico arranjador e instrumentista,s em dúvida meu braço direito no Grupo . Em uma das nossas viagens  estávamos conversando sobre um nome que não fosse apenas um título e sim que transmitisse também uma mensagem e acreditamos que a fé remove montanhas e acredite vem removendo, então, meu colega Paulo falou: “sssssss ... sssssssss... ssssssssaa... ssssan...  sannn... santa......fé”  como a viagem era curta e antes que ele nos desse outra opção batizamos como grupo Santafé.


BLOG – QUEM FORMA HOJE O GRUPO SANTAFE?
            O “Santafe” é formado pelo Paulo “Gago” Gomes, no violão e vocal (Cachoeira do Sul), Douglas Rosa no acordeon e vocal (São Leopoldo), Igor de Macedo, violão, baixo e vocal (Guaíba) e Rafael Martins, que faz nossa produção e nos brinda, muitas vezes, com sua percussão e bateria (São Leopoldo) e por mim, Alexandre Brunetto, violão e voz (Lajeado).

BLOG - QUAL A PROPOSTA MUSICAL DO GRUPO?
             A proposta é tocar e cantar a nossa cultura, desconstruir a visão de que musical de invernada não pode ter seu show paralelo ao universo das danças, de que não temos uma consciência e competência profissional, tudo é musica, tudo é arte e fazer com que nosso trabalho tenha a mesma credibilidade artística  ao publico geral, que já tem dentro dos galpões de CTGs, e transforma-los em palcos e teatros dentro de cada comunidade para que todos, sem exceção, tenham acesso a musica e a cultura gaúcha. 

BLOG – COMO CONCILIAR MUSICAL DE INVERNADA COM OS SHOWS?
              Essa talvez seja a nossa maior dificuldade pois, o Santafé tem, hoje, muitos apoiadores, muitos grupos parceiros que contam com nossa música. São muitas horas de ensaio e muitos compromissos. 
              Em um primeiro momento estamos inserindo o Santafé no mesmo espaço das invernadas, claro que queremos ir além, mas não podemos deixar de lado quem sempre nos apoiou nos incentivou e que uma grande parte do nosso repertório pertence a esses grupos que sonharam temáticas, desenvolveram contextos e pesquisaram fatos para que as músicas fossem concebidas. 
               Temos um compromisso moral e fraterno com cada uma das nossas invernadas com cada integrante e, também, com centenas de pessoas envolvidas nesse grande movimento.

CONTATOS DO GRUPO SANTAFÉ 
 www.facebook.com.br\SantaFeRS
e-mail: gruposantafers@gmail.com
Instagran @gruposantafers
Whatsapp  (51) 992048168  (Brunetto ) - (51) 995965740 (Rafa Martins) 

Nenhum comentário: