sábado, 26 de maio de 2018

Saberes populares, universo brincante e uma noite de emoção na UETI

           A manhã desta sexta feira começou com uma bela palestra com oficina sobre Financiamento do Folclore e das Culturas Populares, com o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio Alves e o Secretário Adjunto de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS, André José Kryszczun.
           André mostrou números do sistema Pró-Cultura (LIC e FAC) e um novo edital que está pronto para sair direcionado ao folclore (anotações abaixo).
           Depois do almoço o presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, Octávio Capuano, palestrou sobre concentos básicos de tradição e folclore, na "Casa Leto".
            A professora Paula Simon Ribeiro, vice presidente do Conselho Estadual de Cultura e presidente da Fundação Santos Hermann, palestrou sobre Diversidade Cultural - Com base na Convenção da Diversidade (substituindo Ivo Benfatto, que ausentou-se por problemas de saúde).
            Alessandra Carvalho da Motta, na "Casa Austríaca", fez uma oficina de brinquedos e brincadeiras folclóricas, com a mediação da professora Renata Pletz.
            Na casa Querencia Gaúcha, Rogério Bastos, ao lado de Pedro Darci e Renata Pletz, com a mediação do Conselheiro Paulo, debateram sobre o Tradicionalismo Gaúcho organizado, sob uma perspectiva contemporânea,
            As 20h no Palco das Etnias, a UETI ofereceu um espetáculo com várias apresentações de danças étnicas. Depois, a Etnia italiana ofereceu momentos de grande emoção ao organizar um "Filó" para receber os Conselheiros e a Comissão Gaúcha de Folclore. Música, dança e gastronomia italiana. "Fomos recebidos com um lindo coral cantando musicas italianas, como la bella polenta, levando alguns de nós às lagrimas" - conta Rogério Bastos.
            E a noite terminou com uma grande festa na Casa Sueca, em uma linda representação de comemoração do solstício de inverno, com atrações culturais promovidas pelas etnias Leta e Sueca.

Nenhum comentário: