quinta-feira, 10 de maio de 2018

Palestras, oficinas e Medalha Lilian Argentina marcaram o 2º dia do Congresso

             Um dia intenso de atividades em Bento Gonçalves. A manhã começou com o painel "A democratização no acesso a cultura" e contou com Max Roberto Guazelli, promotor público, Tarcisio Michelon, gestor de projetos culturais, Jailson Barbosa e Neimar Rodrigues, ambos do carnaval. Depois o uruguaio Alejandro Denes com a palestra "Da Revolução a Institucionalidade".
             Na parte da tarde começaram as oficinas. Enter elas uma específica ensinou a elaboração de projetos. Foi muito procurada. "Cultura e comportamento" foi o tema de um dos painéis da tarde, além da palestra de Luiz Augusto Milanesi, falando sobre a cultura como alavanca do desenvolvimento social.
             Foram entregues duas medalhas do mérito cultural Lilian Argentina, para Tarcisio Michelon e Omair Trindade. O presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, Octávio Capuano, juntamente com sua diretoria homenageou estes dois símbolos culturais.
             "O financiamento cultural e suas perspectivas" teve como painelistas Antonio Feldmann, Paulinho Peres, da Federasul e Rafael Balle, diretor de economia da Sedactel.
             Pedro Junior da Fontoura, apresentou um grande espetáculo com seus versos e agradeceu à cultura da economia pela possibilidade de realizar sonhos.
           Todas as atividades foram supervisionadas pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurelio Alves e sua equipe.
            Com 12 anos de estrada – literalmente – o Grupo Ueba já perdeu a conta da quilometragem feita entre festivais, encontros de artes cênicas e sua incansável busca pela melhor história, melhor técnica e plateias inesquecíveis. Da criança e suas dicas aos personagens de uma peça em plena praça às mulheres vulnerabilizadas que encontraram na arte do Grupo Ueba a voz para suas angústias. Do interior do Brasil aos palcos internacionais.

            Da rua à casa de espetáculos. A inquietação, a descoberta e a criatividade tem sido parceiras de viagem em cada uma de suas 10 peças em repertório. E, na segunda noite do Congresso, o grupo UEBA apresentou, pelo FAC, as aventuras do fusca a vela.

Nenhum comentário: