terça-feira, 24 de março de 2015

Vem aí o 3° Marco da Canção Gaúcha de Aceguá

REGULAMENTO
3° Marco da Canção Gaúcha de Aceguá

Da Organização e Coordenação:
A organização do 3° Marco da Canção Gaúcha, ficará a cargo da Comissão Organizadora.
O 3º MARCO DA CANÇÃO GAÚCHA DE ACEGUÁ contará com estrutura de palco, sonorização, peças de divulgação e estruturação, condizentes com os festivais no gênero no Rio Grande do Sul.
O 3º MARCO DA CANÇÃO GAÚCHA DE ACEGUÁ  será realizado no dias 10, 11 e 12 de abril de 2015, a partir das 19 h, no local de rodeios denominada Pista sem Fronteiras, situado na estrada internacional, Aceguá/RS.
Linhas musicais a serem adotadas: “Música Campeira e Nativista” do Rio Grande do Sul e Uruguay.
Os microfones estarão abertos para passagem de som, ente 13h e 17 h.
Todos os concorrentes das duas linhas deverão realizar passagem de som com duração limitada de 15min por concorrente.
Todos os interpretes inscritos deverão estar no local uma hora antes do inicio de Festival.

Dos Objetivos:

Incentivar e fomentar o conhecimento cultural com caráter sócio-educativo da participação de artistas e payadores da região e convidados, no intuito de divulgar a nossa autentica música folclórica e nativista dando ênfase aos novos talentos locais, promovendo assim o turismo cultural.
Desenvolver, despertar e cultivar o gosto dos jovens pelos temas regionais, através de interpretação vocal e instrumental da música sul rio-grandense.
Oportunizar a divulgação de músicas de manifestação Riograndense e folclóricas, valorizando o gaúcho ou “gaúcho” e seus costumes através de ritmos tradicionais e de reconhecido domínio popular.
Estabelecer intercâmbio artístico, cultural e integração entre intérpretes, instrumentistas no interesse da cultura e da arte gaúcha no Brasil e nos Países do Mercosul.
Promover os artistas amadores (entende-se por amadores, artistas que não se utilizem da música de forma comercial e não possuem registro na Ordem dos Músicos do Brasil.

Do Concurso de Intérpretes:

Poderão participar intérpretes de qualquer parte do Brasil e Países do Mercosul, nas modalidades e idades previstas neste regulamento;
Os intérpretes adulto e juvenil devem optar por  defender em palco apenas uma modalidade, ou seja: Música inédita ou já gravada pelo cancioneiro  gaúcho.
As modalidades serão assim distribuídas:
- Mirins, até 13 anos, para músicas não inéditas
- Juvenil, de 14 à 17 anos, para musicas inéditas e não inéditas
- Adulto, a partir de 18 anos, para músicas inéditas e não inéditas
Inscrição será gratuita.
Todos os participantes devem entregar juntamente com a inscrição (devidamente preenchida) 05 (cinco) cópias legíveis das letras das músicas, até o dia 03 de abril de 2015.
Cada participante poderá inscrever no máximo 02 (duas) músicas já gravadas pelo cancioneiro(não inéditas,  sendo que Comissão elegerá por ordem de preferência 01 (uma) música para o palco. No caso de haver coincidência de musica entre os participantes será chamada a 2º alternativa. E para a modalidade Música Inédita, apenas uma música.
Serão aceitas até no máximo 30 concorrentes, que serão classificados por ordem de inscrição.

Das Apresentações:

As músicas não poderão exceder o tempo de 06 (seis), minutos em seu trabalho de palco entre a chamada e a apresentação, sob pena de perda de pontos;
A apresentação da música, obedecido o limite estabelecido, fica a critério do concorrente (instrumental, arranjos, etc...).
Não será permitida a interpretação de músicas através de leitura.
Será exigida a comprovação de idade do concorrente em todas as modalidades.
Por tratar-se de um Festival Internacional, será aceita a execução musical através de teclado eletrônico, porém apenas com sons de piano.
Os concorrentes deverão apresentar-se no palco com indumentárias típicas do Rio Grande do Sul ou Países do Mercosul.
O intérprete poderá ser acompanhado por músico amador ou profissional.
O não comparecimento do concorrente imediatamente ao chamado para sua apresentação acarretará em sua desclassificação imediata.

Das Avaliações:

A comissão julgadora será composta por pessoas indicadas pela comissão organizadora, sendo membros de reconhecida capacidade intelectual para avaliações de interpretes, declamadores e músicos, e de igual forma capacitados para avaliar  as letras das composições .

O intérprete será avaliado nos seguintes itens:
• Linha melódica;
• Afinação de voz;
• Ritmo;
• Interpretação ;
 Fidelidade ao tema.
Poderá ser descontado até 02 (dois) pontos se a indumentária do concorrente e acompanhantes não estiver de acordo com usos e costumes do Rio Grande do Sul ou do Uruguai.

Das Disposições Gerais:

As inscrições serão encerradas no dia 8 de abril de 2015, às 18:00 horas. Através dos e-mails e /ou fones citados neste regulamento.
Serão interpretadas até 20 músicas em cada noite de festival.
Serão aceitas as 10 primeiras inscrições em cada categoria (mirim, juvenil e adulta), independente da modalidade,(Cancioneiro e Inédita), sobrando vaga em uma categoria, assumira a suplente por ordem de inscrição.
O festival reserva-se ao direito de usar a imagem qualquer do festival em folders, vídeos e demais materiais de propaganda para edições futuras, sem a prévia consulta.
Casos omissos a este regulamento, cabe as Comissões Organizadora e Avaliadora o veredito final.
Ao preencher a ficha de inscrição, o intérprete concorda com este regulamento;
As inscrições serão gratuitas;

Nenhum comentário: