terça-feira, 10 de março de 2015

150 anos do nascimento de João Simões Lopes Neto


            No dia 9 de março de 1865, nascia em Pelotas, João Simões Lopes Neto. Ano que vem, centenário de seu falecimento (14 de junho de 1916).
          Lopes Neto foi um dos mais importantes precursores da literatura gaúcha, que só alcançou a glória literária, postumamente, em especial, após o lançamento da edição crítica de "Contos Gauchescos" e "Lendas do Sul", em 1949, organizada para a Editora Globo, por Augusto Meyer e, com o decisivo apoio, do editor Henrique Bertaso e de Érico Veríssimo.

         Neto nasceu em Pelotas, na estância da Graça, propriedade de seu avô paterno, o visconde da Graça. Era membro duma tradicional família pelotense, e possuía ancestrais portugueses, de origem tanto açoriana como continental, tendo ambos os seus antepassados emigrado para o Brasil em busca de melhores condições de vida.
          Com treze anos de idade, João Simões Lopes Neto foi ao Rio de Janeiro para estudar no  Colégio Abílio, um dos mais famosos de lá. Retornando ao Rio Grande do Sul, fixou-se em sua terra natal, Pelotas, uma cidade então rica e próspera pelas mais de cinqüenta charqueadas que formavam a base de sua economia.
           J.S.L. Neto envolveu-se em uma série de iniciativas de negócios que incluíram uma fábrica de vidros e uma destilaria. Porém, os negócios fracassaram. Uma guerra civil no Rio Grande do Sul - a Revolução Federalista - abalou duramente a economia local. Depois disso, construiu uma fábrica de cigarros. A marca dos produtos, fumos e cigarros, recebeu o nome de "Diabo", o que gerou protestos de religiosos. Sua audácia empresarial levou-o ainda a montar uma firma para torrar e moer café, e desenvolveu uma fórmula à base de tabaco para combater sarna e carrapatos. Ele fundou ainda uma mineradora, para explorar prata em Santa Catarina.
          No dia 5 de maio de 1892, em Pelotas, Simões Lopes Neto casou-se com Francisca de Paula Meireles Leite, filha de Francisco Meireles Leite e Francisca Josefa Dias. Ele tinha vinte e sete anos de idade e ela, dezenove anos. Não tiveram filhos.
          Entre 15 de outubro e 14 de dezembro de 1893, Simões Lopes Neto, sob o pseudônimo de "Serafim Bemol", e em parceria com Sátiro Clemente e D. Salustiano, escreveram, em forma de folhetim, "A Mandinga", poema em prosa. Mas a própria existência de seus co-autores é questionada. Provavelmente foi uma brincadeira de Simões Lopes Neto.
          Em certa fase da vida, muito empobrecido, sobreviveu como jornalista em Pelotas. Morreu na mesma cidade, aos cinquenta e um anos, de uma úlcera perfurada.
Filme: Contos Gauchescos de Henrique de Freitas Lima
          Simões Lopes Neto publicou apenas quatro livros em sua vida:
Cancioneiro Guasca (1910);
Contos Gauchescos (1912);
Lendas do Sul (1913);
Casos do Romualdo (1914);

Obras inéditas
          Ao lançar a primeira edição de "Lendas do Sul", seu autor anunciou que estavam por sair "Casos do Romualdo", que viria a ser lançado em 1914, e "Terra Gaúcha" e a existência das obras inéditas "Peona e Dona", "Jango Jorge", "Prata do Taió" e "Palavras Viajantes". 
          Mas dessas obras só foram encontradas por Dona Velha, como era conhecida a viúva do escritor, o que seria o segundo volume de "Terra Gaúcha".
Dos demais, nada se encontrou, levando a crer que, ao se referir a inéditos, Simões Lopes Neto tinha em mente obras que ainda planejava escrever. Terra Gaúcha, embora incompleta, foi publicada pela Editora Sulina, de Porto Alegre, em 1955.

Nenhum comentário: