quinta-feira, 19 de março de 2015

Festejos Farroupilhas de 2015 terão como tema ‘O campeirismo gaúcho e a sua importância social e cultural’

          O tema de 2015 dos Festejos Farroupilhas será ‘O campeirismo gaúcho e sua importância social e cultural’. De autoria de Fabiano Vencato, da 12ª Região Tradicionalista, e com relatoria de Iara Rott e Lucas Dayran Vieira, a proposta foi apresentada e aprovada no 63º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em Uruguaiana.
          Os autores citam Barbosa Lessa na justificativa da proposta: "A ideia nuclear das Tradições Gaúchas é a figura do campeiro das nossas estâncias (...)” . (...) “Precisamos mostrar às novas gerações – bem como aqueles que, vindos de terras distantes, acorrerem à nossa querência – que as tradições gaúchas são realmente  belas  e que o gaúcho merece realmente a nossa admiração”. 
          Algumas questões pontuais sugeridas para serem trabalhadas durante os festejos são a relação entre o homem e o cavalo, a música campeira, o laço, afazeres domésticos, mãos gaúchas no couro, galpão, a tosquia, o alambrado e a ordenha.
          O tema será trabalhado nas atividades das 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul, como acampamentos e desfiles.
          Em Porto Alegre,   especialmente no desfile cívico e no desfile temático, além do campeirismo serão destacados os 180 anos do início da Revolução Farroupilha e os 170 anos da paz de Ponche Verde.

Fonte: 
Assessoria de Imprensa do MTG
Sandra Veroneze

Nenhum comentário: