domingo, 22 de março de 2015

Um sábado movimentado na FECARS em Santa Cruz

           O Seminário de Cultura Campeira atraiu a atenção de mais de 500 jovens, repetindo o sucesso que foi o Seminário Estadual de Prendas, ocorrido no inicio do mês de março em Novo Hamburgo. Em Santa Cruz do Sul o assunto tratado foi o uso da faca gaúcha, desde sua história, sua confecção, afiação e o uso na carne. Leandro Piva palestrou sobre a afiação de faca mostrando a pratica desta atividade.

           A equipe de churrasqueiros do CTG Alexandre Pato, de Lagoa Vermelha, Nicanor Lima, Helio Ferreira, Oscar Mena Barreto Grau e Dirceu Rosa deram uma verdadeira aula sobre como charquear e assar um bom churrasco  detendo-se no corte da carne, que torna o assado de Lagoa diferenciado.
           Pelo parque só se ouvia elogios ao Seminário pelo aproveitamento pratico que ele proporcionou.
 Provas campeiras

           As provas de laço foram realizadas nas modalidades individual (veterano, vaqueano, patrão, capataz, coordenador RT, diretor campeiro, individual de categoria, braço de ouro e braço diamante) e equipe (pai/filho, irmãos, piá/menina, guri/guria, rapaz/prenda, peão/prenda, prenda e geração) durante o dia. 

           Já as provas de Vaca Parada abrangeram as categorias piazinho, piazito, bonequinha e prendinha movimentando a tarde de sábado com torcidas motivadas a cada armada desprendida pelas crianças.
           O Presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, fez questão de frisar que aquela modalidade é a mais importante para o Movimento, pois as demais modalidades nao existirão se esta não for forte e receber atenção dos adultos.. 

           Nos esportes aconteceram as modalidades programadas como truco cego e de amostra, solo, bocha campeira e bocha 48, tava e tetarfe, envolvendo centenas de esportistas campeiros. 


          Os acampamentos foram um espetáculo a parte. Organizados, sem nenhum tipo de ocorrencia de bagunça, mas com muita festa, muitas familias, churrasco, chimarrão e amizades.

Nenhum comentário: