terça-feira, 3 de março de 2015

Bienio Simoniano - Pela Secretaria de estado da cultura

          Na tarde dessa segunda-feira (02/03), o governador José Ivo Sartori assinou o decreto que institui o Biênio Simoniano. O evento foi realizado no salão Alberto Parqualini, do Palácio Piratini e contou com as presenças dos secretários de Estado da Cultura, Victor Hugo, da Educação, Vieira da Cunha e do Trabalho, Miki Breier.
  
           Em 2015 completam-se 150 anos de nascimento do escritor gaúcho João Simões Lopes Neto, e em 2016 cem anos da sua morte. Considerado por estudiosos e críticos como o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul, Simões Lopes Neto buscou, em sua produção literária, valorizar a história do gaúcho e suas tradições. Pela importância destas datas, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria com a Prefeitura de Pelotas e o Instituto Simões Lopes Neto, criou o projeto que deu origem ao decreto do Biênio Comemorativo.
Foto de Luiz Chaves/Palacio Piratini
          O governador, José Ivo Sartori, citou a importância do escritor para a literatura gaúcha e chamou a atenção para o fato das atividades do Biênio  possibilitarem que os jovens conheçam mais sobre o patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. “A obra de Simões Lopes Neto engrandece e valoriza a história do nosso estado e suas tradições. Em toda a sua literatura estão presentes nossos valores, nossas façanhas e nossas conquistas”. “Esperamos que Simões Lopes Neto nos sirva de inspiração na construção do Rio grande que queremos construir para retomar o caminho do desenvolvimento. A cultura é um ato de transformação e é esta atitude que precisamos ter” - concluiu.

          Em sua saudação o secretário da Cultura, Victor Hugo, lembrou a orientação do governador de que os projetos sejam feitos “de todos para todos”, e ressaltou o significado das parcerias para a execução do projeto. “Esse é um ato convocatório, que permite que mais entidades venham se somar ao projeto de atividades para reverenciar a obra de Simões Lopes Neto. Como primeira ação teremos o concerto da Ospa, dia 08, no Teatro Guarani de Pelotas.” Pela primeira vez a abertura oficial de temporada da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre será realizada fora da capital.

Um pouco da História

          Simões Lopes Neto foi escritor, jornalista e empresário. As suas obras Cancioneiro Guasca (1910), Contos Gauchescos (1912),  Lendas do Sul(1913) e Casos de Romualdo (1914) têm sido estudadas e debatidas por acadêmicos e universidades, dentro e fora do Brasil.
           Além da ficção, Simões Lopes Neto, também se preocupava com a educação, exemplos disso são a Cartilha Artinha de Leitura e a Revista do 1º Centenário de Pelotas, que circulou de 1911 a 1912, e tornou-se o primeiro registro historiográfico impresso sobre o município.

Nenhum comentário: