quinta-feira, 2 de maio de 2019

Viagem ao Rio Grande do Sul, de Auguste Saint Hilaire - Parte XXXIX

Maio de 1821 

Reconstrução pós-furacão - Divisão de tarefas na plantação e pecuária - Descrição da família - Mulheres da casa  

     Ainda encontra-se em Tronqueira, seu hospedeiro ainda não reconstruiu o telhado da casa, mas seus filhos já levantaram as paredes derrubadas pelo furacão. Aqui no Brasil não se pensa nos filhos, é barato levantar uma casa, mesmo assim são feitas com uma fileira de tijolos, por isso frágeis. E, praticamente, só encontrou casas de andar térreo na Capitania do Rio Grande.

          Na região todos os proprietários cuidam da terra ao mesmo tempo que criam o gado. Os donos das terras e seus filhos cuidam do gado e seus escravos da plantação, aqui ninguém tem vergonha de trabalhar. Os menos ricos criam vacas de leite e cuidam com as próprias mãos da plantação. Aqui não se planta só para consumo próprio, também se vende para Cachoeira e Rio Pardo.

          Já envergonhado por tanto tempo na propriedade do seu hospedeiro, que além de tudo estava reconstruindo sua casa, finalmente consegue seguir viagem. Oferece ao proprietário duas moedas de ouro francesas e de que, forma alguma aceitou, ficando então na obrigação de deixar como lembrança seus últimos pequenos objetos. Pai e filhos os acompanharam até mais adiante para guiá-los em um caminho seguro.

         Sobre esta família, relata que seus modos são semelhantes aos camponeses ricos da Europa. O pai em casa usa uma veste de pano grosso, as crianças apenas um gibão, todos de pernas nuas, nenhum sabe ler ou escrever, e sua conversação se faz apenas sobre o pequeno número de objetos que os cercam.

          As mulheres são bonitas brancas e coradas, não se parecem com as camponesas europeias, contudo mostram-se encabuladas, aparecem pouco e jamais comem na frente deles. Usam vestido de índia e um fichu, os cabelos armados com uma travessa e as pernas nuas. 

        Nesta região as mulheres aparecem muito menos diante de estranhos, diferente da região de Rio a Santa Teresa. Estas últimas que sem dúvida não se aproximam do encanto das espanholas-americanas, mas delas muito se aproximam.

Resumo de Jeandro Garcia

Nenhum comentário: