segunda-feira, 20 de maio de 2019

CTG Felipe Portinho, de Marau - Filó entre gerações

          Entre as famílias italianas um dos momentos mais esperados era o Filó. Iluminados pela luz de Ciaretos, os grupos iam cantando até a casa dos vizinhos, onde o encontro era marcado, primeiramente pela reza do terço, pois aos santos de devoção era necessário agradecer e pedir graças. Os donos da casa, sempre com muita alegria acolhiam a todos com simplicidade. Após frutas da estação, polenta, bolos, sopas e vinho eram oferecidos aos presentes.

           Os homens jogavam cartas, por vezes a mora, batendo os dedos na mesa e contando alto, aparentava uma discussão. Num certo momento, após diversas blasfêmias, as vozes afinadas entoavam cantigas folclóricas. Entre as mulheres os afazeres domésticos e artesanais eram compartilhados, trocando receitas e preparando peças do enxoval La Dota. Crianças brincavam com brinquedos construídos por elas. Histórias, piadas e frótoles eram contadas. Com certeza no final, o próximo encontro já era marcado, pois a feliz convivência era mostrada por cada família que partilhava suas experiências, sonhos e projetos.
Crédito: Foto Fernando Soares        Material: Professora Roberta Bassani        Enviada por Eder Rigo
        Tendo por base vivências como essa, o Coral Municipal Alegria Franciscana mostrou como eram os filós de antigamente aos frequentadores e convidados do CTG Felipe Portinho, que promoveu o “Filó entre gerações” na noite de terça-feira (07). O encontro foi realizado pela patronagem juntamente com o Departamento Cultural, Prendas e Peões da entidade, sendo o 1º Evento do Projeto "Para Recordar a Infância”. Durante a encenação, o Coral Municipal Alegria Franciscana cantou as músicas: Ciareto Su Quel Monte, Ave Maria, Andemo Far Filó, La Bela Polenta e Mérica, Mérica. Também foram mostrados os artesanatos: paion, crochê, bordados, franjas, dressa, costura e remendos.

Nenhum comentário: