quinta-feira, 30 de maio de 2019

Não confunda grosseria com sinceridade. Educação e respeito são fundamentais

Mallu Moraes - Pensador (imagem de internet)
          Com certeza, não concordo quando a pessoa é grosseira. Todo mundo gosta de ser tratado com educação, inclusive o grosseiro. Esse negócio de achar que grossura, ignorância e competência passeiam de mãos dadas pela mesma rua, não existe. Esse estrabismo de enxergar eficiência onde só há intolerância, essa história de aceitar e elogiar a grosseria em nome do resultado, eu não aceito. Mas fico na minha. O tempo é o senhor das verdades.
           Desculpe-me os que  se intitulam “sinceros”, mas derramam 'suas verdades' na cara dos outros, assim sem mais e sem menos, sem jeito e sem pudor, não é sinceridade. É falta de educação mesmo. A verdade é, e sempre será, de cada um. Temos que respeitar as verdades. Mesmo que não concordemos com elas. Voltaire já diria: "Posso não concordar com uma palavra do que dissestes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las". "Vez e Voz", tá ligado?
     
Imagem de internet
        Pretexto para humilhar, subjugar e acabrunhar alguém que, em uma lógica perversa de autoproteção, precisa ficar em seu lugar não nos faz um ser humano melhor. “Personalidade forte”, se autoanalisam. Mas aquela coisa forçada de exercer a opinião sobre a outra, com selvageria disfarçada, é para depois se vangloriar para outros. Ou acham que é só pro Ego? Não, outros precisam saber. 


           Na minha opinião, todos devem ser educados para tratar com o próximo. A grosseria não faz ninguém melhor. Tentar humilhar o semelhante é uma tentativa de autoafirmação. Mas e amanhã? E quando o imbecil, o rico, o pobre e o filosofo vão se encontrar como 'iguais'. Lá, não tem escapatória. Por isso faça a sua parte. Faça um mundo melhor para os seus filhos. Eduque com exemplos.

Nenhum comentário: