quinta-feira, 2 de maio de 2019

Discurso do Presidente do CEC, em Osório - Marco Aurelio Alves chama a comunidade Cultural

       Discurso proferido por Marco Aurélio Alves, presidente do Conselho Estadual de Cultura, na abertura do 1º Fórum Estadual de Patrimônio Cultural, realizado dias 30/04 e 1º de maio, em Osório. 

     Alves chama a comunidade cultural para uma grande mobilização. Discurso objetivo, forte, sem lamentações, um exemplo.

"Pensar a identidade... Dedicar um olhar atento a paisagem que pode até definir nossa maneira de ser. Refletir sobre usos, costumes e formas de sentir e reagir que estão expressos no imaterial;
     Promover o centro daquilo que nos define como seres hábeis para construir a história afim de que ela seja pontuada não apenas por datas, derrotas ou vitórias, crises ou estabilidades mas sim por movimentos marcadores de cada tempo daquela gente que viveu a plenitude do fazer, do construir, do ensinar e do compreender.
     Entender o edificado e assim respeitar os símbolos e signos que marcam a tecnologia, a ciência, e até mesmo a fé que respira em cada bem, em cada praça, em cada monumento. 
     Difundir conhecimentos sobre adequadas formas de manter vivos e íntegros os valores que nos permitem arquivar e assim permitir outros saberes em outros tempos;
     Por fim, dar vez e voz a simplicidade da vida através dos Maçambiques, da Vó Chica, das verdades preservadas nas lendas e causos e fazeres que a vida destes que resistem, que insistem, que persistem e assim nos presenteiam com o mágico de cada festa, cada ritual, cada encontro com o mistério do sentir.
     É por isso que estamos aqui. Viemos trazer inquietudes e preocupações. Aqui chegamos, para sinalizar que não estamos contrários a evolução do mundo porque preservar é sinônimo de evoluir e cuidar de cada geração;
     É com o trabalho de abnegados e apaixonados que ouvimos a voz da sociedade lá ou aqui. Sabemos que a construção deste ideário, por vezes interrompida e outras tantas incompreendida, só atingirá o coração das comunidades quando cantamos em coro, e não mais solitários.
     Durante este ano,  nos dedicamos a ouvir os mais diferentes verbos e substantivos e adjetivos que podem nortear o fazer de amanhã.
     Ao Ministério Público nossa gratidão pelo labor constante e permanente afim de que o ambiente e o sistema estadual da cultura esteja acima dos interesses momentâneos deste ou daquele.
     A SEDAC, IPHAE e ao IPHAN reconhecemos esforços e valorizamos cada conquista propondo este momento para que todos saíamos daqui grávidos de tanto ouvir pois só assim geraremos políticas públicas capazes de representar o presente desta sociedade.
     Osório e sua comunidade nos recebem  com a coragem de quem sabe valorizar paisagens e lagoas e morros e cataventos porque aqui no litoral norte do Estado muito há para preservar.  
     Entendemos ausências, meu querido Conselheiro Paulo Campos de Campos que desde o primeiro momento clamou e bradou que este evento precisava ser em Osório. Cá estamos, meu amigo e festejamos as presenças das Conselheiras Gisele Meyer, Marlise Machado, Liana Richter, dos Conselheiros Airton Ortiz, José Edil de Lima Alves, Luís Antônio Pereira, Moreno Brasil Barrios, Marcelo Restori e deixei por fim o Conselheiro mentor e aglutinador  Jorge StockerJúnior Júnior que construiu junto com cada um dos que aceitaram o desafio de pensar juntos para pensar melhor: parabéns Jorge por reunir tanta gente brilhante nesta construção que hoje aqui nasce.
     Quero homenagear neste momento, pedindo que fiquem de pé, todos os organizadores deste 1° FORUM ESTADUAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL... Nosso aplauso por deixarem a comodidade das convicções solitárias e desafiarem juntos o começo de um novo tempo de ações integradas e unidas afim de fortalecer este preservar o legado tão duramente por outros semeado.
     Minha função aqui é a de abrir as portas do Conselho Estadual de Cultura para promover um encontro de estratégias afim de que façamos cessar o descanso, o desrespeito, o abandono e o desconhecimento que ameaça o patrimônio cultural.
     Necessitamos estimular adequados mecanismos de  Financiamento e só através do fortalecimento marcado por ações como esta aqui é que chegaremos ao III Congresso Estadual de Cultura, nos próximos dias 15, 16 e 17 em Bento Gonçalves que irá discutir o futuro do financiamento da cultura no Rio Grande do Sul.
     Convidamos para estejamos todos juntos na defesa desta pauta pois lá em Bento esperamos as presenças do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura e da Assembleia Legislativa que já agendou uma audiência pública para ouvir aquilo que os grupos de trabalho definirem como prioridades de investimentos. Ou seja, ali serão projetadas metas já fixadas no Plano Estadual de Cultura.
     Estarei aqui estes dois dias ouvindo com atenção e afeto e desejo que todos e todas se entreguem para este desafio de trabalhar juntos. Muito obrigado".

Nenhum comentário: