quinta-feira, 16 de maio de 2019

Viagem ao Rio Grande do Sul, de Auguste Saint Hilaire - Parte XLI

Maio de 1821 - Fonte: Jeandro Garcia

RIO JACUÍ - ADMINISTRAÇÃO DAS ALDEIAS - FALTA DE HOSPITALIDADE

     Saint Hilaire e seus companheiros chegam a margem do Rio Jacuí; e sua carroça passa apoiada em duas pirogas, dando muito trabalho a todos. Levando um dia inteiro contando a passagem dos bois, cavalos e cargas. 

      Logo foi muito bem recebido por um barqueiro, onde as casas da região tem seus telhados feitos de folhas de jerivá, que cortadas ao meio e sobrepostas funcionam exatamente como telhados de barro.

      Relata que o Marechal Chagas começa com um bom governo na província, onde parecia ter afeição pelos índios e até o último momento parecia favorecer os homens desta raça. Porém demonstraria melhor esta amizade se tomasse providencias para evitar a decadência das aldeias, introduzido a vacinação, ensinado ofícios aos jovens e evitado que administradores enriquecessem as custas destes infelizes, desmoralizando-os e deixando-os morrer de fome.

     Indicado a passar a noite na casa de um homem, pouco cordial, é informado que não possui bois para emprestar pois está cansado das frequentes humilhações impostas pelos soldados, que até poucos dias também lhe levaram o último cavalo. Havia a promessa de entregar na próxima estância, mas com certeza sabe que não o verá mais. Saint Hilaire se soubesse que seria assim por este caminho, certamente teria comprado bois qualquer preço.

     Ao chegar próximo ao rio decidiu que deixaria na casa do barqueiro sua bagagem e atravessaria apenas as carroças, pois se aproximava uma tormenta. Foi recebido com muita rispidez, não querendo colocar em risco toda a jornada fez valer de seu título nobre e cartas de recomendação, jogando também duas patacas no chão do quarto. 

     Tendo pago, considerava-se no direito de não dormir na rua, sem dizer nada o homem preparou um quarto para acomodar suas bagagens. Mas acredita que seu título fez maior efeito do o dinheiro.

Nenhum comentário: