sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Nascem e renascem os programas regionalistas

No ano de 1983, quando começou a ser produzido o programa Galpão Crioulo, pela RBS TV, ele era feito por um produtor local do Fantástico. Na época um quadro regional foi produzido e vetado pela rede nacional da Globo, dizendo que o material produzido com Pedro Ortaça, não era do Gênero Fantástico. Mesmo assim forma teimosos e gravaram mais, com Cenair maicá, Luis Carlos Borges, Tio Bilia... A rede nacional restringia... mas aqui, o povo aplaudia.

Quando a rede Globo criou o "Som Brasil", as afiliadas puderam produzir um espaço local de 45 minutos, nasceu ai o Galpão Crioulo. Antonio Augusto Fagundes foi escolhido apresentador... e os anunciantes? Ninguém apostava...começou aos poucos empresas de erva mate e adubos.

Depois nasceram muitos. Galpão Nativo da TVE, Fogo de Chão, da BAND, Caminhos do Pampa, Rede Pampa, Qurencia, Guaiba, Coisas do Sul no SBT... Mas antes de todos estes... O primeiro programa regionalista da Televisão do Sul, Programa Rodeio das Tradições, foi produzido na parte Cultural por Wilson Tubino, e apresentado, ao vivo, pelo Ex-Patrão do CTG Valentes da Tradição, Adão Jorge Gonçalves, pela extinta TV Piratini, canal 5. Não podemos esquecer o Heranças do Sul, no SBT.

Agora, meus amigos, vocês tem o programa do Volmir Martins na Band. Estarei introduzindo um quadro novo chamado Tradição e Lida Campeira, inicialmente com o Chimarrão (a partir do dia 20), depois estaremos voltando com os nossos videos legais, no SBT fazíamos o Chasque do MTG, com "Os Farroupilhas e suas Façanhas". Nosso projeto é fazer os contos gauchescos de João Simões Lopes Neto, que, em 2012, completam 100 anos da primeira publicação. Vem com a gente?

Quero registrar aqui que fui no Colégio Rainha do Brasil assistir a entrega do Oscar, do Festival de Cinema Carlitos, simplesmente fantástico e emocionante. Naquele momento nasceu uma série de idéias que quero colocar em prática em 2012, me aguardem.

Um comentário:

Diego disse...

Parabens Rogério pelo Belo Trabalho que estas realizando.
PS: Show de bola teu Blog, Acompanho Diariamente.

Grande Abraço ( Diego Pimentinha)