quarta-feira, 31 de março de 2021

Curso de Folclore Gaúcho - 2021

      O Curso de Folclore Gaúcho promovido pela Comissão Gaúcha de Folclore será realizado entre os dias 19 e 24 de abril (semana de aniversário da entidade). Nos dias de semana, será das 20h às 22h, e no sábado, a partir das 8h da manhã. Haverá certificação emitida pela Comissão Gaúcha (para quem tiver 75% de frequência e assim quiser). O curso é aberto ao público e direcionado para quem quer conhecer mais sobre nossa diversidade cultural.

     O formulário para ser preenchido com os dados de quem quiser se inscrever para o curso estará em nossa FANPAGE e em nosso BLOG – com opção de anexar o comprovante de depósito, pagamento ou Pix. O prazo de inscrição é de 31/03 até dia 16 de abril.

Investimento: R$ 60,00 (sessenta reais) Geral - R$ 30,00 (trinta reais) para membros da CGF interessados em fazê-lo.

Comissão Gaúcha de Folclore 
Banco Bradesco 
Ag: 1401
Cc: 0020088-3
CNPJ 02.279.554/0001-03 

As aulas serão ministradas pela plataforma ZOOM - uma parceria da CGF com a CBTG (alunos receberão o acesso). No dia 23 de abril, dia do aniversário da CGF, a aula será transmitida ao vivo pela página da Comissão no facebook, desde as 19h, quando a diretoria estará realizando o ato de posse de forma virtual.

O curso é uma parceria da Comissão Gaúcha de Folclore, Fundação Santos Herrmann, Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha e da Comissão Nacional de Folclore, juntamente com os professores, profissionais e artistas de cada área das culturas populares do Rio Grande do Sul.

     No dia 31, às 20h, na FANPAGE da CGF (facebook.com/comissaogauchadefolclore) será lançada a programação oficial e abertas as inscrições.

Os objetivos do curso:

   Ampliar os conhecimentos sobre as culturas populares do Rio Grande do Sul, procurando diferenciar Tradicionalismo, Folclore, Tradição, Nativismo, entre outros conceitos muito presentes em nosso dia a dia;

   Entender a importância do Folclore na educação;

   Compreender como repassar nossos usos, costumes, crenças e tradições às gerações tão ligadas nas novas tecnologias;

   Conhecer nossas músicas, danças, lendas, mitos, festas, folguedos para não confundir com o tradicionalismo gaúcho, tão forte e presente na vida dos gaúchos;

   Trazer para o convívio da Comissão Gaúcha de Folclore novos membros interessados no estudo, na pesquisa e difusão das culturas populares do nosso estado.

   Aos professores: Buscar transmitir orientações sobre a aplicação do Folclore no processo de ensino.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite! Gostaria de fazer o curso quando ocorrer novamente. Estou terminando mestrado em processos e manifestações culturais e gostaria de me aperfeiçoar na área do folclore.
Meus Contatos para retorno de informação
amanda_becker2009@yahoo.com.br
51 996667235

já nos encontramos algumas vezes, avaliei o ENART em 2000. Fui prenda da 30 RT