quinta-feira, 4 de março de 2021

Gildo de Freitas - Discografia

 (São Borja, 19 de junho de 2019 – Centenário do “Rei dos Trovadores”)                             
Discos de Gildo de Freitas (de 1964 a 1982)

Discos de 78 rotações na Continental
1-78.324 – História dos Passarinhos – Milonga (1964)
                  (Gildo de Freitas e Palmeira)
                  Conhecendo o Brasil – Rancheira
                  (Gildo de Freitas e Victor Sattanni)
2-78.327 – A Grande Perda do Brasil – Milonga (1964)
                  (Gildo de Freitas)
                  Acordeona – Arrasta-pé
                  (Gildo de Freitas e Milton José)

Discos em Longs-Plays (LPs)

1º LP:  O Trovador dos Pampas, Gildo de Freitas (1964)

2º LP: Gildo de Freitas, Vida de Camponês (1965)
 
(LP, “Gildo de Freitas, Vida de Camponês” (Continental, 1965) – Acervo de Marcelo Mangold)    

3º LP: Gildo de Freitas, O Desafio do Padre e o Trovador (1966)

(LP “O Desafio do Padre e o Trovador”  (Continental, 1966) – Acervo de Adailson José Neitzke)
     (Lançou esse 3º LP “O Desafio do Padre e o Trovador”, na Continental em 1966.

     O pesquisador Adailson Jose Neitzke, de Passo Fundo, possui o disco original. Na capa, tem uma caricatura do  Gildo, bem gaúcho, de bombacha, tirador, chapéu jogado às costas, tocando a cordeona. Também, a caricatura do padre Rubens, de óculos e batina preta. Ao fundo, árvores. Ao lado do Gildo, está o nome do artista plástico: C. Cunha.  Na contra capa, uma foto dos dois de trajes pretos em frente ao microfone: Gildo, de gaúcho, e o padre, de batina. Abaixo, num retângulo, com a seguinte inscrição: “Nesta foto aparece GILDO DE FREITAS em um desafio com o grande trovador PADRE RUBENS PILAR, a 12 de agosto de 1965, na Rádio Charrua – Uruguaiana – R.G.S.” 
     Depois, abaixo, tem outro retângulo de menor espessura, onde diz: “Produção 1966”, o que prova que esse disco foi lançado naquele ano. Ao lado esquerdo o desenho de uma mula preta, contendo no lado direito o nome do desenhista C. Cunha. Na vanera Mula Preta, que está na última faixa, ele diz que tem uma “mula preta que poucos gaúchos tem”, uma “chinoca que estimo e quero bem” e “a minha cordiona que quando toca apaixona certas chinocas de alguém”. E diz que a foto da mula está na capa do disco). 

4º LP: Gildo de Freitas e Sua Caravana (1968)

(LP “Gildo de Freitas e Sua Caravana” (Continental/Musicolor, 1968) – Acervo de Marcelo Mangold)

      (Depois de dois anos sem gravar, Gildo de Freitas, trouxe este 4º LP “Gildo de Freitas e Sua Caravana” (Continental, 1968).  Na capa, Gildo de Freitas ao lado de um pingo bem aperado. Julieta ao violão, Zezinho na gaita e outro violonista. Tem cinco parcerias de Gildo de Freitas com Zezinho:  Gaúcho Cantador, Caçador de Bom Gosto, Sentimento de Viúvo, Pingo Branco e Saudade de Vacaria. Estas são cantadas por Zezinho e Julieta, intercaladas com declamações de Gildo de Freitas. Uma parceria que deu certo. A dupla, também cantava muito bem. Grande parte das histórias das letras do Gildo são realidades, que foram vividas por ele mesmo! Mas, também gostava de contar histórias dos seus amigos, que lhe historiavam e ele passava para o papel). 

5º LP: “De Estância em Estância” (1969)

(LP “Gildo de Freitas, De Estância em Estância” (Continental, 1969) – Acervo de Marcelo Mangold)

     (No ano seguinte, 1969, ele lançou o 5º LP “De Estância em Estância” (Continental). 
    Na capa, Gildo, de camisa listrada, bombacha, lenço e chapéu brancos. Em frente à uma roda de carreta, caracterizando um tradicional meio de transporte do gaúcho).   

6º LP:  Gildo de Freitas – Dupla “Alegria dos Pampas” Zezinho e Julieta (1970)

(LP “Gildo de Freitas – Dupla “Alegria dos Pampas” Zezinho e  Julieta” (Continental/Caboclo, 1970) – Acervo de Marcelo Mangold)

     (Em 1970, conforme a coleção de discos, do pesquisador e músico Marcelo Mangold, Gildo de Freitas gravou dois LPs, o 6º e o 7º disco: “Gildo de Freitas – Dupla “Alegria dos Pampas” Zezinho e Julieta (Caboclo/Continental) e “Gildo de Freitas, Rei do Improviso” (Musicolor/Continental).
     Neste LP, “Gildo de Freitas – Dupla “Alegria dos Pampas” Zezinho e Julieta, no lado 2,  Zezinho e Julieta apresentam as seguintes composições: Vida de Tropeiro, Morena Arrependida e Matando a Saudade, de Gildo de Freitas e Zezinho.  Cachorro Abandonado, de Gildo, Zezinho e José Barcelos. Amor Correspondido, de Zezinho e Darcy Reis Nunes).

7º LP:  “Rei do Improviso – Gildo de Freitas”  (1970)

(LP “Rei do Improviso – Gildo de Freitas” (Continental/Musicolor, 1970) – Acervo de Marcelo Mangold)

  (No LP “Rei do Improviso”, Gildo, de bombacha, lenço, pala e chapéu brancos. Camisa listrada de preto e branco. De bota preta. A gaita cromática no chão ao lado). 

8º LP: “Gildo de Freitas”  (1972)

(LP “Gildo de Freitas” (Continental/Musicolor, 1972) – Acervo de Marcelo Mangold)

   (O 8º LP “Gildo de Freitas” (Continental) foi gravado em 1972, conforme a coleção de Marcelo Mangold. Na capa,  Gildo, de camisa branca, listrada de preto. Chapéu e lenço brancos).

9º LP: “Gildo de Freitas e Seus Convidados”  (1975)

(LP “Gildo de Freitas  e Seus Convidados” (Continental, 1975)  - Acervo de Marcelo Mangold)

       (Neste 9º LP “Gildo de Freitas e Seus Convidados” (Continental, 1975) tem o Gildo todo de branco. À esquerda do Gildo estão os Irmãos Vargas. À direita do Gildo, o Zé Mineiro e os Coroas. Estão na porta em frente a um prédio). 

10º LP: “O Ídolo, Gildo de Freitas” (1975)

(LP “O Ídolo, Gildo de Freitas” (Continental/Musicolor, 1975 – Acervo de Marcelo Mangold)

     (No 10º LP “O Ídolo, Gildo de Freitas” (Continental, 1975). Gildo, de bombacha e colete brancos. Está assegurando o chapéu branco. Camisa estampada. A gaita ao lado, em cima de uma mesinha. Na frente uma árvore com flores). 

11º LP: “Gildo de Freitas e Os TaytasGauchadas de Sul a Norte” (1976)

(LP “Gildo de Freitas e Os Taytas – Gauchadas de Sul a Norte (Continental/Musicolor, 1976) – Acervo de Marcelo Mangold)
      (O LP 11º “Gildo de Freitas e Os Taytas – Gauchadas de Sul a Norte”          (Musicolor/Continental, 1976).  Na capa, Gildo, de bombacha, camisa e chapéu brancos. Cinto preto e lenço vermelho. Os componentes de Os Taytas, de bombachas pretas, camisas brancas e lenços vermelhos.  Aliás, este é o único LP em que o Gildo está de lenço vermelho, acompanhando os demais artistas - todos de lenços maragatos. Tem um, a cavalo. Do lado do Gildo, uma mulher, que é a trovadora Lina Rodrigues, de Portugal, que está no disco, com participação em um desafio).       

12º LP: “Gildo de Freitas” (1979)

(LP “Gildo de Freitas” (Continental, 1979) – Acervo de Israel Lopes)

     (No 12ª LP, “Gildo de Freitas”  (Continental, 1979) tem o Gildo, gaúcho, todo de branco. Bombacha, camisa branca com punhos pretos. Colete e chapéu também brancos. Cinto preto com uma volta branca e faixa preta, executando o violão. Já andava muito doente. Por isso, ele tinha parado com a gaita. Instrumento pesado, enquanto que o violão era mais leve. Direção e Produção deste disco: Airton dos Anjos).

13º LP: “Gildo de Freitas – Mais Sucessos” (1980)

(LP “Gildo de Freitas – Mais Sucessos (Sertanejo/Chantecler, 1980) – Acervo de Marcelo Mangold)

     (No 13º LP “Gildo de Freitas Mais Sucessos” (Chantecler-Sertanejo, 1980).  Na capa,  Gildo, camisa branca, pala roxo, chapéu e lenço pretos. Está servindo o chimarrão. Este LP teve a Direção e Supervisão Geral de Braz Baccarin).

14º LP:  “Gildo de Freitas, O Rei dos Trovadores” (1981)

(LP “Gildo de Freitas, O Rei dos Trovadores” (Sertanejo/Chantecler, 1981) - Acervo de Marcelo Mangold) 

      (O 14º LP “Gildo de Freitas, O Rei dos Trovadores” (Chantecler/Sertanejo, 1981). Gildo de Freitas sentado numa cadeira. De calça social, colete, sapato e chapéu brancos. Camisa escura de punhos brancos. Está pegando um  mate chimarrão que lhe foi alcançado por sua esposa, dona Carminha. 
      Ao lado, sentada num pelego aparece uma criança, também tomando chimarrão. Este LP tem a direção e produção do Leonir.  Músicos participantes Os Mirins:  Albino Manique, no acordeão, Oscar Soares e Jorge Fagundes, nos violões, Francisco Castilhos, no contra-baixo e cavaquinho, e Teixeira Trindade, nos ritmos. Supervisão geral, Braz Baccarini e Coordenação de produção, Alberto Calçada).                            

15º LP: “Gildo de Freitas, Figueira Amiga” (1982)

(LP “Gildo de Freitas, Figueira Amiga” (Chantecler, 1982) – Acervo de Marcelo Mangold)

   (No 15º LP “Gildo de Freitas, Figueira Amiga” (Chantecler, 1982). Na capa,  Gildo cortando um fumo. De camisa branca, com punhos pretos, colete e chapéu brancos. Lenço preto. Está ao lado de uma estrondosa figueira.  Direção e produção do Leonir). 
           
Pesquisa: Israel Lopes
Advogado, Pesquisador
Escritor e Historiador

Nenhum comentário: