quarta-feira, 31 de março de 2021

Nossa homenagem pela passagem do dia de nascimento da prof. Rose

 


   

Prof. Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel

   " Hoje, 31 de março, comemoramos o aniversário de uma pessoa muito importante, não somente para mim, mas também para a Música, Educação Musical e os estudos em torno do Folclore e da Música Folclórica.

     Rose Marie Reis Garcia, a nossa querida Rose!

     Tive a oportunidade de conhecê-la lá nos idos de 1985, quando eu ingressei nos estudos da Música, no Instituto de Artes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

     Na ocasião, como por bênção, já no primeiro semestre era-nos ofertada a disciplina de Folclore Brasileiro I, brilhantemente ministrada pela querida Rose! Em algumas ocasiões estava conosco a igualmente querida e saudosa, Professora Ilka d’Almeida Santos Herrmann! Que dupla maravilhosa”!

     Apaixonei-me na primeira aula pelo conteúdo do Folclore (grafo, aqui, com maiúsculo, diferenciando o fato folclórico – folclore, da ciência – Folclore) e, claro, pela condução dos encontros. Rose relembrou-nos da importância da cultura do povo e, assim, do folclore, inebriando-nos com tudo o que falava, como se fosse uma linda história que, a cada aula, nos contava. 

     Há algum tempo, em 7 de dezembro de 2004, Rose deixou-nos. Triste? Claro! É sempre muito difícil a separação física para nós! Quando amamos, queremos estar juntos, desfrutando as alegrias do compartilhamento da vida cotidiana.

     Mas, com certeza, Rose continua fazendo suas pesquisas no Plano Espiritual. Ela nunca parava, não dormia e, também não comia quando estava escrevendo, pesquisando! A querida filha, Liane Rose que o diga, não é? Um verdadeiro ato criativo! 

     O espírito leva consigo os conhecimentos deste plano, e Rose, com certeza, levou um grande cabedal consigo. Sinto-a comigo, no cotidiano, muitas vezes inspirando-me, ajudando-me e, principalmente, dando-me forças, pois andarilhar na seara da pesquisa e, principalmente, da pesquisa em torno do folclore, não é fácil! Algumas pessoas entenderão minhas palavras!

     Hoje, portanto, é momento de comemorar aqui na Terra, seu aniversário! E Rose, no Plano Espiritual, também comemora, com sua alegria e seu lindo sorriso, com que sempre me recebia onde quer que estivéssemos. Tal a alegria e brilho do Bumba-meu-Boi, que compartilhamos, outrora, em São Luís, no Maranhão. Rose brilha e vibra com amor e luz!

      Longa vida espiritual, Rose! E nós, que ainda aqui estamos na Terra, possamos seguir adiante, firmes, em prol dos estudos em torno da Música e do Folclore! 

     Obrigada pelo tempo em que estiveste conosco! Seja feliz!"

Um comentário:

Mariana Reis disse...

Que linda homenagem! Rose era minha tia, irmã de Jones Mario de Carvalho Reis e filha de Mario e Odete Reis. Grandes figuras por Pelotas. Mario era um enfermeiro conhecido pela região, Odete era musicista, e claro, a Rose tinha a quem puxar o dom da música.

Amei a homenagem, mostrarei para a família!