terça-feira, 16 de março de 2021

Hábitos e a literatura dos gaúchos marcam segunda noite de seminário da CGF

 
    O Seminário Interno de Folclore teve seu segundo encontro na noite de ontem (15/03), com a presença de mais de 30 participantes on line. Promovido pela Comissão Gaúcha de Folclore para seus membros efetivos e honorários, o evento contou com as palestras do professor de Literatura Brasileira Sergius Gonzaga e do poeta, compositor, escritor e folclorista Severino Rudes Moreira.

     Durante duas horas, os palestrantes abordaram a literatura, os costumes, a música e os hábitos dos gaúchos, tornando o encontro ainda mais rico em Cultura. 

     O primeiro a falar foi o professor Gonzaga, que traçou um paralelo entre os escritores Simões Lopes Neto e Erico Verissimo. Discorreu sobre a obra do pelotense Simões e seus contos e relembrou passagens da trilogia O Tempo e o Vento, de Verissimo. Para o professor, ambos falavam dos costumes ou da história dos gaúchos, mas sempre trazendo, em primeiro plano, personagens fictícios. 

     Simões Lopes Neto tinha uma integração maior com a natureza, algo que não acontecia com Erico Verissimo, mas a maior semelhança entre os dois era mostrar o ser humano, com todas suas nuances.

     Severino Moreira, por sua vez, abordou alguns aspectos do cancioneiro gaúcho, dos ditos populares, da medicina caseira. Falou sobre a maneira como compõe suas músicas e de que forma escreve seus contos. Para ele, o conto é universal, vai sendo criado, ouvido e modificado de pessoa a pessoa, mas o importante é que seja difundido. 

   Contou como surgiram algumas expressões populares, como o conhecido “pé-rapado”, que ainda designa pessoas em condições financeiras mais baixas, e citou uma série de ditados comparativos, entre eles, “Mais enfeitado que penteadeira de china”, divertindo os participantes. 

     Mostrou uma lista de remédios utilizados até hoje pelos gaúchos, sendo o mais antigo um polvilho para prevenir e combater assaduras, brotoejas, pruridos e frieiras, criado em 1870. Também discorreu sobre os remédios caseiros usados para piolho, coqueluche e outros males, fazendo com que cada participante do seminário lembrasse de sua infância.

     O penúltimo encontro será realizado na próxima segunda-feira, dia 22 de março, às 20h, com as palestras dos professores Paula Simon Ribeiro e Ivo Benfatto. Em abril, mês em que comemora seus 73 anos, a Comissão Gaúcha de Folclore vai realizar um curso para o público externo e, em breve, terá um programa em podctast, voltado ao Folclore.

Erika Hanssen Madaleno 
Diretora de Comunicação CGF
Jornalista MTB 4728

  Na Quarta-feira, 17, a CGF estará disponibilizando, para seus associados, um cursinho rápido e pratico do uso de internet e das redes sociais. E aguarde que vem mais novidades por ai...

Um comentário:

Monique Martins disse...

Deve ter sido uma baita palestra!