terça-feira, 30 de março de 2021

O Folclore nas escolas é um trabalho em conjunto

 
     O Folclore e a Educação foram os temas que marcaram ontem (29/03) o último dia do seminário interno da Comissão Gaúcha de Folclore, iniciado em 8 de março para os membros da entidade. A professora Neusa Marli Bonna Secchi foi a palestrante da noite, com mediação de Renata Pletz.

     A professora relembrou que o 1° Congresso Internacional de Folclore aconteceu em Paris em 1936 e, já naquela época, se afirmava que o Folclore deveria ser dado junto com todas as disciplinas, como a história, a antropologia ou a sociologia, inclusive nas Universidades, pois o objetivo principal é preparar o professor.

     De acordo com a palestrante, a escola, os professores e a comunidade precisam trabalhar em conjunto e devem levar os jovens a resgatar, a valorizar e a fortalecer a sua identidade regional , resguardando o conhecimento dos antepassados, que não ficam registrados em livro, mas são passados de geração em geração. “O professor deve ter conhecimento básico sobre Folclore e adaptá-lo de acordo com o nível de seus alunos”, explicou Neusa Secchi.  “É preciso aproveitar cada disciplina para integrar o Folclore”.

     As ações da Comissão Gaúcha de Folclore prosseguem no dia 31 de março, às 20h, em sua página no Facebook,  quando a entidade inaugura o programa Saberes & Fazeres – O Folclore em Foco. Nessa mesma noite, também será lançado o Curso de Folclore Gaúcho, aberto ao público em geral. As aulas vão ser realizadas on line entre 19 e 24 de abril, através da plataforma Zoom, com os maiores especialistas na área.

    Em 23 de abril, data de seus 73 anos, a entidade fará a posse da nova diretoria, culminando com uma aula magna,  eventos que poderão ser acessados através da fanpage da CGF no Facebook.

 (https://www.facebook.com/ComissaoGauchadeFolclore/)

Erika Hanssen Madaleno
Jornalista - 4728 MTB
Diretora de Comunicação CGF

Nenhum comentário: