quarta-feira, 31 de março de 2021

A trova está de luto: Morre Derly Silva


  O trovador, poeta, escritor e radialista Derly Silveira da Silva, considerado um dos maiores conhecedores da Trova Galponeira do estado, fez sua passagem. Em um primeiro momento, a noticia dava conta de ser o Covid-19, mas seu neto Luan Silva postou no facebook que o motivo do falecimento foi choque séptico pulmonar (quando o paciente se encontra mais debilitado, pressão arterial muito baixa e maior dificuldade na circulação do sangue, o que faz com que chegue menos oxigênio a órgãos importantes como o cérebro, o coração e os rins).

     Derly, que usava um bigodão muito característico, era uma pessoa de grande conhecimento do verso de improviso. Poeta, trovador e comunicador, era natural de São Pedro Mirim, município de Júlio de Castilhos. Casado com dona Dalva e pai de duas filhas, Derly participou do CD Trovadores Consagrados - Usa Discos; criou do "Festival Mi Maior de Gavetão", em Sapucaia e  presidiu por quatro gestões a Associação dos Trovadores Luiz Müller, da mesma cidade. Recebeu da Assembleia Gaúcha a medalha conferida às personalidades que se destacam na cultura gaúcha. Foi diretor interino da Casa de Cultura de Sapucaia do Sul.

"Em 2001, quando ganhamos um espaço na TV Assembleia, para fazer o programa Entrevero de Ideias, por não termos experiência na área da comunicação fomos procurar Derly Silva que fez o primeiro programa conosco. Depois, como sempre fazia, incentivou que fizéssemos o curso da FEPLAM e nos preparássemos para o futuro. No registro fotográfico de Marco Turky, uma lembrança no Galpão do extinto IGTF, quando fizemos uma homenagem à Gildo de Freitas. Derly parte, mas deixa um legado incrível para o Rio Grande do Sul." - Descansa em Paz e segue teu caminho de Luz Derly Silveira da Silva.

Nenhum comentário: