quarta-feira, 3 de março de 2021

A Cultura Popular na Escola (I) - Por Neusa Secchi

       A valorização das políticas de diversidade cultural e a inclusão de conteúdos sobre culturas populares leva a Escola, cada vez mais, dificultar o desenvolvimento, porque entendemos que a “Oralidade e a Escola” são conceitos cuja aproximação tem sido problemática.

     Historicamente, consolidou-se a Escola como “um dos templos do saber fixado pela escrita”, o saber letrado das camadas sociais advindo da tradição europeia no mesmo tempo em que essa Escola rejeitava a cultura oral, própria dos povos ágrafos — aqueles que não tiveram necessidades ou oportunidades históricas de desenvolver ou servir-se da escrita.

     A cultura popular tradicional produzida por camadas sociais economicamente desfavorecidas tem sido lembrada por ocasião da “Semana do Folclore”.

     A Escola é, portanto, o ambiente propício para a aprendizagem do respeito pelas culturas populares, divulgadas a partir do conhecimento de suas formas de expressão, materiais e imateriais, na complexidade de suas dimensões históricas, geográficas, sociais e religiosas.

     É preciso formar um público jovem interessado nas suas raízes, abertos o suficiente para redescobrir e valorizar nas grandes cidades e periferias, onde moram as grandes belezas ancestrais guardadas na memória dos pais e avós.

     Na Escola o professor é o agente preservador da herança cultural da tradição do povo. Aprender com a criança para preservar e transmitir a cultura popular à sua comunidade.



Nenhum comentário: