terça-feira, 9 de março de 2021

Depois do sucesso da primeira, CGF prepara a segunda parte do Seminário Interno

      O primeiro dia do Seminário Interno de Folclore, promovido pela Comissão Gaúcha de Folclore, contou com quase 40 participantes, que assistiram as aulas dos professores Ivo Benfatto e Paula Simon Ribeiro. O evento prossegue com mais três encontros nas segundas-feiras, nos dias 15, 22 e 29 de março às 20h.

     Na próxima semana, o Seminário
contará com o Professor Sergius Gonzaga, graduado em Letras - Português e Literaturas (1974) e doutor em Letras
 (2018), ambas pela UFRGS. Atualmente é sócio proprietário e fundador da Editora Leitura XXI. Especialista em temas como literatura brasileira, análise literária, ensinamento, romance e literatura latino-americana, coordena o Projeto Universidade Aberta e a área de Literatura da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.

Sergius Gonzaga
     Também será palestrante o mestre em culturas populares Severino Moreira, santanense da Boa Vista, mas aquerenciado em Candiota. Severino é poeta, compositor (com quatro obras discográficas e mais de 100 músicas espalhadas em outros discos), radialista, folclorista e escritor, com nove livros editados e mais de 50 prêmios e distinções recebidos, entre eles, o  título de cidadão bageense. A mediação será do presidente da CGF, Rogério Bastos. "O seminário interno irá nos instrumentalizar e ajudar a preparar o curso de folclore para o público externo. Ver onde acertamos, o que falta, onde melhorar e preparar novos membros ou, até mesmo, pesquisadores do folclore gaúcho" - afirma Bastos.

     O primeiro encontro contou, além dos membros da CGF, com a participação do doutorando da Universidade de Houston - Texas/EUA, Ryan Morrison, das mestrandas, Cibele Machado Maier e Danielle Viegas Wolff Guterres,  da Dra. Edinéia Pereira e do arquiteto Diego Muller (convidados). "Esperamos a todos para o segundo dia do seminário" - convida.

Erika Hanssen
Jornalista

Nenhum comentário: