quinta-feira, 25 de junho de 2020

Patrocínio elitista - Está certo ou errado o edital do Banrisul levar em conta número de seguidores?

Tudo, agora, chega mais rápido pelas redes sociais. Seja bom ou seja ruim (o ruim é mais rápido ainda). Chamamento público do Banrisul para shows virtuais é questionado por músicos e parlamentares devido ao item de seleção que requer número de seguidores como influenciador na escolha.

     O Banrisul lançou um edital público de seleção para o patrocínio de lives, de R$ 700 mil, direcionados para 200 apresentações patrocinadas, há uma semana, mas está tendo um de seus critérios questionado pela classe musical. 

     No item '7' do edital 001/20, o processo de seleção e de desempate será para proponentes que tiverem maior número de seguidores nas redes sociais. O critério de seleção parece ser excludente, do ponto de vista dos recursos, pois aqueles que mais precisam, provavelmente, não estarão entre os nomes com os maiores números de seguidores. DO jeito que está parece mais uma licitação para influenciadores digitais, do que um edital para cultura.

      "O Jornal Correio do Povo de hoje destaca a contestação que fiz ao Banrisul sobre o critério para escolha dos artistas que serão contemplados no edital recentemente lançado pelo banco. Segundo o regulamento, serão escolhidos os músicos/bandas que tiverem maior número de seguidores em suas redes sociais, o que, para mim, é um critério altamente injusto" - afirmou o Deputado Luiz Marenco, através de seu Facebook Oficial.

      "Além disso, continuo afirmando que o certo, o necessário, seria o Banrisul oferecer uma linha de crédito - com juros subsidiados e carência maior para pagamento - específica para as mais de 24 mil pessoas que vivem da cadeia produtiva da música e para as mais de 130 mil pessoas que vivem da economia criativa no estado"  -concluiu Marenco.

Opinião do BLOG: Uma coisa é certa, número de seguidores não garante audiência e nem Likes, muito menos qualidade. Os artista sugerem que tenha uma curadoria. Mas me parece que todos querem , precisam, mas cada vez mais o pão se distancia. Quem tem experiencia em editais consegue. Vai atrás, busca, furunga... Mas aquele que só sabe fazer a arte, se distancia cada vez mais.
Mas eu só quero / Educar meus filhos /Tornar um cidadão /Com muita dignidade
Eu quero viver bem / Quero me alimentar / Com a grana que eu ganho / Não dá nem prá melar
E o motivo todo mundo / Já conhece / É que o de cima sobe / E o de baixo desce     (composição: Rógerio Gaspar / Wesley Rangel interprete: As meninas)

Nota do Banrisul 
 “O patrocínio de atividades artísticas musicais virtuais, promovidas por músicos gaúchos, tem o propósito de oferecer entretenimento para o maior número de pessoas possível, neste momento de adversidade em que este segmento cultural tem utilizado cada vez mais as redes sociais, trazendo uma nova forma de conexão entre os indivíduos. Quanto à seleção dos projetos, o número de seguidores de cada músico nas mídias sociais (Instagram, Facebook e YouTube) reflete a intenção de, com critérios objetivos, ser transparente e imparcial, dentro de normas estabelecidas no edital”.

Nenhum comentário: