sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Seminário Estadual de Prendas acontece dia 09 de março em Giruá

       O Movimento Tradicionalista Gaúcho, por meio da vice-presidência de Cultura, realiza no dia 09 de março o 32º Seminário Estadual de Prendas. O evento acontecerá no CTG Querência Crioula, em Giruá, e terá como tema “Legados de união: fortalecendo os laços através da inclusão social”,

   
   Os objetivos do evento são oportunizar a discussão de temas importantes ao tradicionalismo; propiciar a revelação de projetos de inclusão social realizados no interior das Regiões Tradicionalistas e trazer a realidade do dia a dia para dentro das entidades; incentivar a discussão acerca de como incluir pessoas com necessidades especiais no tradicionalismo organizado e descobrir e incentivar projetos pioneiros no “quesito” inclusão (no sentido de alguns projetos já existem, com conhecimento da existência e do resultado os mesmos poderão ser utilizados como modelo para realizações nas entidades tradicionalistas). O evento também busca estimular a juventude a uma participação mais efetiva no Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, colaborando na organização e realização de eventos socioculturais e projetos desenvolvidos pelo MTG, mais efetiva e consciente em relação ao compromisso do MTG para com a sociedade.

       Segundo a vice-presidente de cultura, Mirelle de Faria Hugo, a juventude tradicionalista desde os primórdios possui papel fundamental nas atividades, ações e reflexões realizadas no tradicionalismo. Ela cita como exemplo o tema da Gestão de Prendas e Peões 2018/19, “Liberdade, Igualdade e Humanidade: a juventude tradicionalista como agente transformador da sociedade”. “Acreditamos que o diálogo é o melhor caminho para alcançar a plenitude da harmonia e o bem coletivo, incluindo, assim, as minorias”, afirma.

       No evento, será abordada a inclusão social de pessoas com necessidades especiais (surdos, mudos, cegos, cadeirantes, deficiência física em geral…), incentivando a participação, em especial, na Ciranda Cultural de Prendas e no Entrevero Cultural de Peões, em suma, nos concursos culturais.

       No Seminário, o Departamento Cultural de cada Região Tradicionalista deve realizar uma pesquisa sobre ações/projetos realizados com o tema “inclusão social”, buscando evidenciar o resultado positivo deste. E elaborar um relatório por região com as pesquisas e a descrição das atividades em até cinco páginas, também deve conter anexos (imagem e/ou vídeos e/ou reportagens de jornais) que possa descrever o desenvolvimento e o grupo envolvido no projeto. Junto ao relatório deverá ser encaminhada uma autorização da Região Tradicionalista para divulgação do material e das pesquisas.

       A pesquisa deverá ser enviada até 28 de fevereiro de 2019 para o e-mail peoesprendasrs@gmail.com. A comissão organizadora do 32º Seminário Estadual de Prendas escolherá os cinco exemplos mais completos e pertinentes para apresentação e divulgação do trabalho, durante o dia 09 de março, junto ao Seminário Estadual de Prendas, em Giruá/RS, conforme programação oficial.

       As Regiões Tradicionalistas serão informadas até o dia 03 de março de 2019 quanto ao resultado do parecer. É competência das Regiões Tradicionalistas selecionadas levarem o material necessário para apresentação do trabalho. Será disponibilizado notebook, material midiático (data show e tela), microfone e som.
Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG

Nenhum comentário: