sábado, 15 de outubro de 2011

Professor. o prestador de serviços

Com a passagem do dia de hoje, 15 de outubro, lembro-me por que escolhi a profissão de professor. Um momento de reflexão em que viajo no tempo e recordo meus bons mestres. Aqueles que, mesmo ganhando pouco, orientavam para elevar nossos espíritos.


Meus melhores professores não tinham formação nem na UFRGS, nem na PUC, nem na FAPA, USP... Na verdade, um deles não tinha nem o Ginásio (antigo complemento do ensino fundamental). Mas eram grandes prestadores de serviços. Lições que deram como médicos que foram, professores, advogados nas horas de precisão, mecânicos, cheffs, e tantas outras profissões que me mostraram.Estes grandes mestres foram meu pai e minha mãe.


As primeiras letras, os primeiros chutes numa bola, os primeiros passos que dei. Aí veio meu irmão, que, mesmo com, deficiência auditiva, lá estava a professora ensinando à ele a linguagem de sinais.


Certa vez, durante os festejos farroupilhas, uma agencia me ligou que queria realizar um evento no Parque, comemorativo ao dia do Advogado, bem no dia do seminário estadual dos professores. Depois de um longo debate telefônico, que durou 40 minutos de muita argumentação, o organizador do evento disse: "- Meu amigo, vamos resolver de uma vez por todas esta questão. Me diga, entre nós, o que é mais importante, um evento que reunirá Advogados, juízes, desembargadores, ou um evento para professores?" ... A pergunta foi uma ofensa que doeu profundamente, mas que gerou a resposta imediata: "- Olha, com certeza o evento mais importante é o dos professores! Pois se eles não existissem... não existiriam juízes, advogados, desembargadores ..."


Essa história marcou muito. Mas mostra o descaso que algumas pessoas fazem em relação àqueles que tem o dom de ensinar. Acho que foi por isso que entre tantas profissões escolhi esta. De poder passar para os outros o conhecimentos que adquiro ao longo da caminhada.


Aos meus tantos mestres nesta vida, meus agradecimentos e minha homenagem neste dia. Aos meus pais, meus maiores professores, que me deram a vida e parte da vida deles para que eu chegasse onde cheguei... obrigado Deus.Aos meus amigos, com quem aprendo sempre, um pouco a cada dia, obrigado. Aos professores, prestadores de serviço para a humanidade...vamos continuar nossa luta para o desenvolvimento humano. Esse é nosso maior pagamento.

Nenhum comentário: