terça-feira, 11 de outubro de 2011

A cultura regional

O Rio Grande do Sul tende a se caracterizar pelo enaltecimento de uma história baseada num passado guerreiro, onde se busca nas lutas de defesa de fronteira, o heroísmo (O centauro dos pampas, ou o monarca das coxilhas), do homem no campo de batalhas, forte, viril, destemido, uma figura altaneira.


A caracterização deste ser mitológico, ou melhor, sua atualização a cada trinta anos, segundo Luis Carlos Barbosa Lessa (1985) em seu livro Nativismo, um fenômeno social gaúcho, mostra que embora essa imagem tenha surgido junto a uma classe intelectual, ela se popularizou com uma velocidade impressionante.


Em uma reflexão sobre as definições de cultura e seus diversos segmentos dentro da sociedade, como as manifestações folclóricas, antropológicas, de usos e costumes de determinado povo, em especial o gaúcho, em analise, vemos que há uma tentativa de definir cultura gaúcha, como um todo, quando se manifesta suas tradições.
 
É muito comum durante os Festejos Farroupilhas, data magna do estado do Rio Grande do Sul (de 14 a 20 de setembro), se ouvir que as manifestações que ali ocorrem referem-se a cultura do gaúcho. Voltando as definições, se cultura são “todos” os saberes acumulados e transmitidos pelas gerações, neste caso não somente os usos, costumes, princípios e valores selecionados pelo tradicionalismo ¹ podem ser levados em consideração como cultura Gaúcha. Não podemos cair no equívoco de considerar uma manifestação popular considerada “autêntica”, por seus seguidores, como majoritária ou como um “todo”. Cultura gaúcha é algo bem mais amplo e complexo.


Existe uma dinâmica cultural que acompanha a sociedade em que ela está inserida. Segundo Ruben Oliven, a identidade gaúcha é, hoje, resposta enquanto expressão de uma distinção cultural em um país que se encontra integrado do ponto de vista econômico, cultural e de redes de transportes e comunicação. Para os habitantes do Rio Grande do Sul só é possível ser brasileiro sendo gaúcho antes, pois somente se chega ao nacional partindo do regional.

Nenhum comentário: