sexta-feira, 28 de outubro de 2011

MTG completa 45 anos de história

A Federação das entidades tradicionalistas nasceu no mais destacado balneário gaúcho, na capital das praias, Tramandaí, que na época pertencia ao municipio de Osório. Quando o então presidente, Hugo da Cunha Alves, e Othon Cezar Filho, reuniram-se no 12º Congresso Tradicionalista, a idéia já estava madura. Bastou coloca-la em pauta, a proposta para criação da federação,  para vê-la aprovada.
Padre Amadeus Canellas
Em 28 de outubro de 1966 estava criado o MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO e seu estatuto, que dava, ao conselho coordenador, atribuições administrativas e executivas, embora preservasse a autonomia das entidades, que passaram a agrupar-se, para maior fortalecimento das suas atividades, em Coordenadorias Regionais. Mas ainda era mantido o espírito das Zonas Tradicionalistas criadas em 1959.
Hermes Ferreira (E), 1º Presidente do MTG, Pe. Canellas, Jaime Pinto, Presidente do Congresso, Sejanes Dornelles e Hugo Ramirez
Nesse mesmo congresso, em Tramandaí, foi aprovado o Brasão das armas do tradicionalismo, com todo o trabalho de heráldica realizado por Hermes Gonçalves Ferreira, com parecer favorável do Relator, Antonio Augusto Fagundes.
Hugo da Cunha Alves(E), sua esposa, Barbosa Lessa, sentado, Nilza Lessa(D), Rodi Borghetti, Patrão do 35 CTG em pé (D)
Hermes Ferreira viria a ser o primeiro Presidnete do MTG. Com o passar dos anos o Brasão foi alterado, sem que se saiba exatamente a data, passando a constar na elipse superior, ao invés da palavra "tradicionalismo", a sigla "MTG".
Fonte: Livro
40 anos do MTG

Nenhum comentário: