quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O cafezinho nunca é de graça

Ao escrever este artigo estava tomando um mate e revendo o filme: “A rede social” – sobre o Facebook – e a meteórica ascensão de Mark Zuckerberg, eleito o homem do ano pela revista Time é a pessoa mais jovem a figurar na lista dos mais ricos do mundo da Forbes. Este filme me fez analisar o quanto a criatividade é importante par ao crescimento.

Por ser captador de recursos dos festejos farroupilhas de Porto Alegre e, também, do MTG, muita gente me procura para pedir patrocínios para sua entidade. As empresas patrocinam um projeto cultural para se diferenciar das demais concorrentes, a partir do momento em que, toma para si, determinados valores relativos àquele projeto. Também para se comunicar com seu público alvo e mostra para a sociedade que não está fechada somente em torno da sua lucratividade e de seus negócios.

Então, para isso, é necessário oferecer um retorno à empresa investidora. Ninguém dá dinheiro só por dar. O patrocínio é uma via de duas mãos. O retorno deverá aparecer nos gráficos estabelecidos no acordo. Quando o Face foi criado, sem a pretensão de chegar aonde chegou, foi na base da criatividade de jovens estudantes de Harvard. A idéia inicial era reunir em um site os amigos das universidades. Em pouco tempo os números adquiridos pelo site tomaram proporções incríveis deixando seu dono bilionário.

Transportando esta idéia para nossas entidades.
Como está o quadro de associados do CTG?
Qual é a vantagem de me associar ao CTG?
Quantas pessoas freqüentam meus eventos?
Temos um planejamento anual para a entidade?
Temos um planejamento a longo prazo (tipo 3 anos)?
Os nossos eventos se diferenciam dos eventos do outro CTG?
Que indicadores teríamos para mostrar a um pretenso investidor, apresentando números que mostram o resultado do trabalho que tem sido desenvolvido no CTG?

Todas essas perguntas fizemos em 2001 quando iniciamos um trabalho de reestruturação no MTG e na Fundação Cultural Gaúcha. Censo tradicionalista, planejamento estratégico 2006/2015, Desfiles Temáticos, Parceiros Sustentáveis, Banco de Projetos e outras atividades que planejamos e colocamos em prática. Não é à toa que os festejos farroupilhas, de um pequeno acampamento de lona no centro da capital, se transformou na maior festa popular do RS. E que o ENART está indo pelo mesmo caminho.
Mas eu lembro às entidades: Ninguém dá nada de graça. Nunca esqueça: “O cafezinho nunca é de graça”, de uma forma ou de outra, ele é pago. Tudo o que for investido no patrocínio retornará de alguma forma. Caso contrário ninguém investirá.

 Aos nossos CTGs: Defina sua Missão (para que existe o CTG?) Planeje a curto, médio e longo prazos. Formule objetivos, estratégias e metas. Estude os pontos fortes e fracos da entidade. Registre tudo, pois isso serve para a história e para futuros projetos, pois não adianta mentir números. Ao conseguir um apoiador ou patrocinador, mantenha-o informado sobre o progresso e o status dos projetos por ele financiados. Convide-o sempre para visitar as atividades que ele ajuda a financiar mostrando sempre os benefícios do projeto. Organize eventos de homenagem ao apoiador/investidor.

Este é o caminho. Não existe fórmula mágica. Busque o conhecimento e seja criativo como Mark Zuckerberg e alavanque sua entidade.

3 comentários:

Somos do sul disse...

O portal Somos do Sul parabeniza a você Rogerio Bastos e outros pelo empenho em fazer do Acampamento Farroupilha um grande sucesso! Aproveitamos para convida-lo a ler o artigo no link abaixo e fique a vontade se desejar publicar em seu blog.
http://www.somosdosul.com.br/index.php/raizes-gauchas_/habitos-e-costumes/sou-do-sul-sou-gaúcho

Jeandro Garcia disse...

É amigo, mas vai entender os CTGs, o CTG q participo em paralelo, vc sabe qal é, nós ja pedimos umas 10x as fichas para se associar e participar mais ativamente das atividades... até agora nada...e olha q eu e meus amigos, todos casais, somos em torno de 10 pessoas. Até meu amigo Sr. Alchieri ja se ofereceu para nos indicar la, afinal ele ajudou na construção daquele CTG.

Se houvesse alguma rusga ou algo assim tudo bem, mas temos uma ótima conivência, falta é iniciativa.

Daniel Serafim disse...

Curtiu o filme hein ;-)
temos que trocar umas ideias sobre o evento do twitcheiros.


Belo post.
Abração