sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O Acampamento Farroupilha e a tradição gaucha

Tenho lido e ouvido muita coisa sobre o Acampamento Farroupilha.
Vale aqui um pouco de história. O parque Maurício Sirotsky Sobrinho, foi idealizado e construído pelo Engenheiro Agrônomo Curt Alfredo Guilherme Zimmermann e inaugurado no dia 04 de setembro de 1982.

O Parque da Harmonia em março de 1987 recebeu o nome de Parque Maurício Sirotsky Sobinho. Neste ano foi realizado o 1º Acampamento Farroupilha. Nos anos anteriores não havia acampamento, e sim grupos de amigos ou piquetes que ficavam na área de fazendinha. Eles cavalgavam até ao parque, um ou dois dias antes do desfile de 20 de setembro, fazendo do parque uma pousada ou ponto de concentração, reunindo diversos CTG’s e Piquetes que acampam até hoje.

No decorrer dos anos, o acampamento foi tomando forma, crescendo, e ao longo dos anos aboliu o uso de lonas coloridas e pretas, adotando galpões de costaneira, temáticos. A praça de alimentação foi incrementada para atender melhor os visitantes. Foi criada uma feira farroupilha com artigos gauchescos.

Vejo o pessoal dizer: O Acampamento virou um comercio! Não tem mais tradição! Querem tirar o cavalo e a faca do gaúcho! Mas o que é a tradição que dizerm não ter mais? O que é virar em "comércio"?

O Acampamento ter virado comércio quem fala se refere que os próprios acampados, piquetes e outros, comercializam paralelo a praça de alimentação, sendo um comercio irregular pois não pagam aluguel de espaço, luz, agua, recebem de graça e ainda competem com quem ajuda a pagar o evento.

Não tem Tradição - Olhem os projetos culturais obrigatórios e confiram quantos o realizam e com conhecimento. Que mobilizam pessoas pra ver a realização do projeto cultural. Fazer carreteiro e churrasco na hora do almoço ou cevar um mate é tradição no campo da cultura, mas na verdade é refeição, quando não são comercializados para o visitante.

O uso da faca e o cavalo no parque - Em tantos anos no parque vi que o cavalo no meio do povo não dá certo. Pra quem não sabe acha o "horror" isso. Mas eu já vi cavalo quebrar pé de criança. Quem é o responsável? Aquele que vai na midia dizer que é um "horror" isso? Agora ficar na cocheira no local do acampamento achei um exagero. Muita gente vai no parque conhecer esse tipo de tratamento com o cavalo. Agora se estressa, se o cavalo não fica bem, segundo veterinários, bom, ai não é meu campo.

A faca. Não tem como fazer isso. Quem tá devidamente pilchado pode usar. Então dificilmente alguém vai poder. Agora, se está de bota e bombacha, já se evita o "maloqueiro". Este, em raros casos (por que tem), poderá usar tal simbolo do Rio Grande.

Nenhum comentário: