sábado, 3 de setembro de 2011

Quem lembra de Mario Juruna?

Na escola eu tinha um amigo que o apelido dele era Juruna. Usava uma franja, muito parecida com o cabelo do lider indígena Mario Juruna. Isso lá na década de 80. Hoje ele faria, se fosse vivo, 69 anos. Tinha um quadro no Jô Soares que ele imitava dizendo: "Branco pega o índio e: Óh", fazendo alusão do quanto o homem branco prejudicava os indígenas.

Mário Juruna nasceu em Barra do Garças-MT, 3 de setembro de 1942 vindo a falecer em Brasília, 18 de julho de 2002. Foi o primeiro deputado federal brasileiro pertencente a uma etnia indígena. Viveu na floresta, sem contato com a civilização, até os 17 anos, quando se tornou cacique. Na década de 1970 ficou famoso ao percorrer os gabinetes da FUNAI, em Brasília, lutando pela demarcação da terra para os índios, portando sempre um gravador para registrar tudo o que o branco dizia e constatar que as autoridades, na maioria das vezes, não cumpriam a palavra.

Foi eleito deputado federal pelo PDT (1983-1987), representando o estado do Rio de Janeiro. Sua eleição teve uma grande repercussão no país e no mundo. Foi o responsável pela criação da Comissão Permanente do Índio, que levou o problema indígena ao reconhecimento formal. Em 1984 denunciou o empresário Calim Eid por tentar suborná-lo para votar em Paulo Maluf , candidato dos militares à presidência da República no colégio eleitoral. Votou em Tancredo Neves, candidato da oposição democrática.

Não conseguiu se reeleger em 1986 mas continuou ativo na política por vários anos. Findo o mandato, e abandonado pela tribo, ficou na miséria, vindo a falecer em decorrência de complicações com o diabetes.
Fonte: Blog
Indio Mario Juruna

Nenhum comentário: