quinta-feira, 21 de abril de 2011

Uma reflexão sobre avaliação

Estamos entrando em um período do ano, de abril a junho, que é caracterizado pelos concursos regionais e o estadual de prendas e peões. No mínimo dois anos de preparação desses jovens que almejam os títulos máximos de suas categorias. Equipes montadas para ajudar o candidato, professores de dança, canto, instrumental, declamação, história e geografia, campeirismo e, arrisco a dizer, de preparação especial, muitas vezes contratados para suprir necessidades do candidato, que não consegue sozinho.



Mas para mensurar esta preparação é necessário um elemento fundamental neste processo: O avaliador. Ele que vai interpretar e emitir um juízo de valores quantitativo e qualitativo do candidato. Para isso deve estar preparado, pois quem avalia também é avaliado. Não é possível que seja esquecido o trabalho que esses jovens desenvolveram ao longo de sua experiência na entidade e na sua região.


Ao longo desses 20 anos tive a oportunidade de vislumbrar os mais diferentes tipos de concursos e avaliações. A regra mudando durante o jogo. Provas descritivas que davam dupla interpretação das respostas. Avaliadores despreparados que nunca, sequer, tinham uma vivencia no meio tradicionalista. Sem falar naqueles que, receberam um destaque por não ter outro, ocupando espaços em mesas de avaliação.



Isso foi terminando ao longo dos anos quando o MTG estabeleceu um concurso único para o estado e regiões. Passou a preparar os avaliadores como multiplicadores de um só regulamento. O que era totalmente subjetivo, passou a ser, em partes, técnico. Ainda falta, em nível de estado, o que algumas regiões já fazem: O concurso integrado, ou seja, todas as entidades daquele município fazem um concurso interno (da sua entidade) com todas juntas, com a mesma regra, mesmos avaliadores e a mesma prova.


Desta forma o candidato, mesmo que único na entidade, concorre, vê as provas dos outros que serão futuros concorrentes na região e, ainda, estimula a preparação por parecer, somente parecer, que está concorrendo com outros e não mais sozinho.


Quer ver o artigo completo? Exclusivo no http://www.portalmtg.com.br/

Nenhum comentário: