terça-feira, 5 de abril de 2011

1º Seminário das culturas populares

Mobilização, reconhecimento, visibilidade e sustentabilidade das culturas populares tradicionais do Rio Grande do Sul.
CONVITE
O Fórum das Culturas Populares do Rio Grande do Sul convida a comunidade cultural sul-rio-grandense, os portadores de todos os saberes e fazeres de manifestações culturais populares tradicionais, de todas as raízes, indígenas, afro-brasileiras e imigrantes para participarem do I Seminário Estadual das Culturas Populares.
O QUÊ?
É um encontro de mestres e mestras, griôs, brincantes, foliões, festeiros, artesãos, repentistas, trovadores, pajadores, tradicionalistas e todos os demais protagonistas e simpatizantes, mas também seus gestores, mediadores, pesquisadores, professores e alunos interessados pelas culturas populares.
OBJETIVO?
Preparar a participação do segmento Culturas Populares na Conferência: Cultura para o Rio Grande Crescer, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, que se realizará em Santa Maria, nos dias 29 e 30 de abril de 2011, quando serão estabelecidas as bases para a elaboração do Plano Estadual de Desenvolvimento da Cultura.
QUANDO?
08 de abril de 2011 – no período de 9 ás 18 horas - sem inscrição prévia.
ONDE?
Auditório Dante Barone - Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS
TEMAS:
Conceituação das Culturas Populares Tradicionais = Folclore Os três eixos da cultura popular: simbólico, econômico e cidadão. Sistema Nacional de Cultura, Plano Nacional de Cultura e Plano Setorial Culturas Populares Carta das Culturas Populares à "Conferência: Cultura para o Rio Grande Crescer”
REALIZAÇÃO: FORUM DAS CULTURAS POPULARES DO RIO GRANDE DO SUL


PARCEIROS/APOIADORES
Ministério da Cultura - Representação Regional Sul Assembléia Legislativa do Estado do RS SEDAC-Coordenação de Cidadania Cultural FAMURS-CODIC Prefeituras Municipais Colegiado Setorial para Culturas Populares/ CNPC/MinC/Reg. Sul Conselho Estadual de Cultura – CEC/RS Comissão Gaúcha do Folclore - CGF Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore – FIGTF Associação Centro Cultural Cia. de Arte Fundação Santos Herrmann – FSH Rede de Pontos de Cultura do RS Rede de Griôs do RS
Fonte: Blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário: