quinta-feira, 7 de abril de 2011

Raciocinio Lógico - resposta

Como disse no comentário, como pista, a Lógica é o estudo das relações entre afirmações, não da verdade dessas afirmações. Um argumento é um conjunto de fato e opiniões (também chamados de premissas) que dão suporte para uma conclusão. Isso não significa que as premissas ou a conclusão sejam necessariamente verdadeiras, entretanto, a analise dos argumentos permite que seja testada a nossa habilidade de pensar logicamente.

Portanto: Uma invernada de dança foi para um Rodeio no litoral e, na planilha do avaliador, veio o desconto dizendo que um elemento da invernada de danças errou um movimento no pezinho.

Qual dos jovens abaixo errou na dança do pézinho e qual deles está mentindo, sabendo-se que somente um deles mentiu?


A - PAULO: Foi o João!

B - JOÃO: Não fui eu!

C - MARIA: João mente!

D - ANA: Não fui eu!

Somente um deles mentiu.

Quem errou realmente? Qual deles é o mentiroso? Lembrando que quem é verdadeiro nao mente e quem é falso sempre mente. Como eu disse no comentário vamos partir do princípio das naturezas opostas, ou seja uma diz contrariando outra.


Neste caso quem contrariava quem? João disse: Não fui eu! categoricamente e Maria o contrariou: João mente! Um é "V" e o outro é "F" Portanto Paulo diz a verdade e Ana diz a verdade. Entre Maria e João existe a incógnita.


Então vejamos... Se dos quatro um mente e tres dizem a verdade, Ana e Paulo já definimos como veraz a fala deles, então, resta-nos Maria e João. Se uma pessoa veraz não mente, e ela estaria mentindo se falasse que o mentiroso diz a verdade. Então Maria está dizendo a verdade quando diz que João mente. E João mente ao dizer que não foi ele.



Pelo raciocinio lógico, João errou e ele é o mentiroso.

Valeu a participação dos tchênautas que ajudram a engrandecer este raciocínio. Ah, e o teste pode parecer meio "manezão", mas é teste de concurso do Banco do Brasil, modificadas as sentenças.

Nenhum comentário: