quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ser Gaúcho...

No século XVIII e XIX (talvés inicio do século XX) ser chamado de gaúcho era considerado pejorativo. Eram assim tratados aqueles que viviam à margem da sociedade da época. O gaúcho era um aventureiro que vivia em bandos, vagando pelas terras sem dono. Esses gaúchos também era conhecidos por changadores, viviam em grupos de mestiços (indios, negros, desertores portugueses e espanhóis) e às vezes prestavam trabalhos nas fazendas para os estancieiros por troca de comida. Eram muito valentes e, normalmente, ligados aos serviços braçais e também às lides campeiras. Foi no inicio do século XX, com o regionalismo literario liderado por Alcydes Maya e também por Vargas Netto e João Simoes Lopes Netto que o gaúcho passou a ganhar espaços como o gentílico sulriograndense. Homem bravo, corajoso, centauro dos pampas, Monarca das coxilhas.

Curiosidades sobre o Gaúcho:

Como é morrer para o gaúcho? "...bater as conjuntas" (tiras de couro que prendem os bois ao jugo) " ...Bater com a cola nas cerca." "...Bater as botas..." "...esticar as canelas...." "ir pra cidade dos pés juntos" "...dar boia aos corvos... "

Definições bem campeiras...que meu avô dizia:

"Liberdade pro gaúcho...é andar de rédeas soltas..." (gosto deste) "Gaúcho não mente...conta vantagem...garganteia..." "Gaúcho nao fica em apuros como em outrso estados... Fica no mato sem cachorros..."

Questionamentos campeiros...que você tem que saber pra morar na campanha...


Com quantos paus se faz uma canoa? Tu sabes quanto pesa "uma pitada de sal"? A vaca quando deita...flexiona primeiro as patas dianteiras ou as traseiras? O cumprimento do gaúcho... Segundo Caldre e Fião...no finalzinho do século XIX os gaúchos campeiros se cumprimentavam batendo os antebraços em forma de cruz. Depois, existem os registros de Barbosa Lessa após a criação do 35 CTG dizendo que existia um leve tocar de dedos, uma batida no antebraço e um "quebra-costelas" espalhafatoso... Depois de muitas discussões, ficou acertado tocar as mãos, bater no antebraço e o aperto de mãoes ou um forte abraço de confirmação da amizade!!!!! Em Bagé ainda tem uns indios que tocam os dedos,,,,tocam o antebraço , tocam no ombro e finalmente apertam as mãos.

2 comentários:

Gomes disse...

Oh de casa!..É bem parecido com o nosso. Aqui(Rio) conhecemos bem o Bater as botas, ir para a cidade de pés juntos, mas esticar as canelas para mim é novo no meu vocabulário(rs).

Ainda temos os:
- Ir para o andar de cima;
- Vestir o paletó de madeira;
- Bater a cachuleta.

Baita abraço.

Felipe disse...

Me criei no campo no interior de são miguel das missões e os gaúchos missioneiros se cumprimentam tocando a palma das mãos, depois os antebraços; caso a pessoa seja conhecida tocam-se as mãos, depois o antebraço e por final o ombro; se a pessoa for um amigo mão antebraço ombro e aperto de mão