domingo, 24 de abril de 2011

24 de abril. Um dia cheio de comemorações

O 24 abril é pra fazer a festa. Este ano, ainda teve a Páscoa. Mas o dia 24  na nossa história marca a data de fundação do 35 CTG e o dia da tradição. Somam-se a este dia o dia do Churrasco e do Chimarrão.

Em 20 de junho de 2003, o Governador Germano Rigotto, sancionou a lei  que institui o chimarrão como a bebida símbolo do Rio Grande do Sul, e no dia 24 de abril de cada ano, será comemorado o dia deste símbolo típico do Estado  bem como o Churrasco como Prato títpico.

A culinária é um dos apanágios das culturas em qualquer tempo e em qualquer parte do globo terrestre. Ao pensarmos em determinado povo, país, ou época, logo nos vem à mente também um tipo de alimento, uma forma especial de preparo, um condimento, quando não uma “cozinha” toda, como é o caso da sempre citada França e suas disputadas iguarias. Ou, para citar outro exemplo, a Itália e suas “pastas”, ou, ainda, ficando no povo descedente daquela península e que povoou e desenvolveu boa parte deste Estado, os colonos italianos e sua polenta.



Pois bem: o Rio Grande do Sul, de tanta e tamanha cultura, tão variada quanto sedimentada pelo mundo todo através dos Centros de Tradições Gaúchas, ainda não tinha um prato típico.


E sabemos todos: falar em Rio Grande pelo Brasil afora, é falar em churrasco. Qualquer um de nós, gaúchos, quando percorrendo outros rincões e parando em algum lugar, se hospedando em alguma família, logo somos convidados a preparar “um autêntico churrasco gaúcho”.


O Projeto do Deputado Giovani Cherini:

O projeto, que institui o churrasco gaúcho – com sal grosso, no espeto, na vala ou na churrasqueira, com fogo sem gás e sem equipamentos eletromecânicos, mas que depende da habilidade humana para ficar no ponto ideal – institui o churrasco gaúcho como o prato ou a comida típica do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: