segunda-feira, 4 de abril de 2011

Os jesuitas no territorio Gaucho



Os padres da Companhia de Jesus, conhecidos como jesuítas, desembarcaram no Brasil no ano de 1549, na Bahia. Eles se emprenharam em submeter os indígenas ao trabalho metódico, aos horários rígidos, ao latim e à monogamia. Os padres jesuítas portugueses concentraram suas ações de São Paulo para o norte do Brasil.

Já no século XII chegaram no Paraguai os jesuítas de origem espanhola. Eles criaram quatro grandes áreas de ação: no Paraguai, no Guairá (PR), no Itatim (MS) e no Tape (RS).

A criação das reduções do Tape decorre, especialmente, pela ação dos bandeirantes paulistas sobre as reduções do Guairá e do Itatim. Em território gaúcho foram criadas 18 reduções entre os anos de 1626 e 1641. A primeira redução do Tape foi a de São Nicolau (hoje município do mesmo nome, localizado na margem esquerda do rio Uruguai). Nessa fase inicial destacou-se a figura do Pe. Roque González que acabou por ser morto a mando do pajé Nessu.

Além do cultivo da erva-mate e da organização de vastos ervais, os jesuítas foram responsáveis pela introdução do gado no território gaúcho. O gado se transformou na grande riqueza do território gaúcho sendo o fator primordial na ocupação e organização socioeconômica do Rio Grande do Sul. A introdução do gado ocorreu no ano de 1634 por obra dos Pe. Cristovão de Mendonça e Pedro Romero.

A primeira fase se encerra logo após a batalha de M’bororé, nome de um arroio afluente da margem direita do rio Uruguai, quando os bandeirantes foram derrotados pelos índios guaranis. A segunda fase dos jesuítas no território gaúcho ocorre a partir do ano de 1682. (continua)


Manoelito Savaris

Um comentário:

Larissa disse...

muitooo bom! ajuudou bastante obrigaado :D