sexta-feira, 9 de julho de 2010

Sobre a Semana Farroupilha de Porto Alegre

Recebi hoje uma ligação indagando sobre os festejos farroupilhas de Porto Alegre, para falar sobre este tema. Sobre os boatos que rondam o maior evento tradicionalista do Rio Grande do Sul. Passei o dia triste por esse tipo de coisa acontecer no meio tradicionalista, mas acabei refletindo que esse meio (o tradicionalista) é igual a qualquer outro... a um clube, a uma associação, a uma empresa... é composto por pessoas da sociedade, seres humanos...

Um pouco de história é sempre bom...

1990 - Acampamento Farroupilha de Porto Alegre... era um nada no meio de nada. Pessoas que acampavam de barraca no centro da capital sem nenhuma intencionalidade. Somente esperar chegar o dia 20. Lembram como eram conhecidos os "gauchinhos" que iam pra desfilar? A imprensa além de nem ligar, ainda mostrava só os defeitos e os acidentes de percurso.

1995 - Eu era peão destaque cultural da região... O parque era um lugar de pleno comercio, do tipo, você queria acampar? Alguém tinha um lote pra te vender... é...para vender!!!!

1999 - Comprar e vender lotes no parque era uma prática comum, principalmente para aqueles que detinham o conhecimento do acampamento. Era um lugar feio... perigoso. Não tinha segurança. O desfile? Bah...eu e meu pai sempre desfilavamos. Era um passeio a cavalo pelo centro, pra ninguém. Bebados davam verdadeiros "shows" do que era ser "gaúcho" na visao deles. Pra imprensa isso era um "prato cheio". Gaúcho e tradição eram sinonimos de bebedeira, mostravam os jornais da cidade na época.

2000 - Alguma coisa começa a mudar. Espere... não pode mais acampar de qualquer jeito (lonas pretas)? Bahhhh...e os gambás? Não podem mais entrar bebendo na avenida? Puxa vida..o que tá acontecendo?????
Patrocinios: só a bebida que dava um percentual sobre o que vendia. A prefeitura ajudava na infra... mal ilumindo o parque... e quando de repente..vinha uma bola de fogo nos fios...e alguém gritava: "-Olha o boi tatá"....e Bummmm...estourava o transformador e caia a luz...que perigo...

2003 - Primeiro desfile temático. Lembro ainda o tema: Soldado Farrapo: O herói Anonimo, a logomarca criada numa parceria como SESC. No acapamento, nao tinha mais latifundios, o cerco às vendas de terrenos apertava e a comissao municipal conseguia manter a segurança no Parque.
Patrocinadores: Telefonia firme e forte. A Bebida já pagava. A prefeitura investia.O Governo idem...presente. Não podemos negar, Luis Augusto Lara atirou a gente numa veradedeira loucura...que, convenhamos...deu certo!!!!

2007 - A Schincariol entrou numa parceria e cercou o parque com a prefeitura municipal. Parceira por cinco anos. As telefonias nunca desisitiram. Foi a Claro, A TIM e por ultimo...a OI.
A Petrobrás consolidava-se desde 2004. Outras vinham se somando.

2009 - O maior e mais belo espetáculo artistico que os tradicionalistas podiam dar à Porto Alegre... o Desfile Temático contou a história do RS através dos Farroupilhas e suas façanhas. Falei façanhas? Sim... trabalhar pros festejos virarem o que viraram... tem um nome. Nisso tudo que falei, me pergunte quanta ajuda da camara de vereadores de Porto Alegre???? Dos comunicadores que enchem a boca pra falar mal de quem estava lá fazendo???????? Vou citar o programa da rádio gaúcha de domingo pela manha, que acordam cedo pra dizer o que não sabem...de algo que ouviram falar...è meus amigos...em todo esse relato, eles também só ouviram falar. Nunca (eu disse NUNCA) fizeram nada pra ajudar a crescer.
É óbvio ... se a "barbarie" continuasse, serviria a propósitos individuais. Mas isso acabou. Hoje os propósitos são institucionais. Se me perguntam se Bento fez por vontade de estancieiros a revolução respondo que fez pelo Rio Grande, pois, amigos...eles eram o Rio Grande. Representavam os estancieiros... representavam o povo. Analogia.

Vejo malharem o MTG (e não sou do MTG e não devo nada a instituição) por que? Por que cria regras. Onde, amigos, no mundo não existem REGRAS? me digam... Na barbárie? Toda as instituições organizadas tem regras. Eles estão errados? O CTG tá errado por criar as suas regras?

Malham o MTG por que buscou patrocinios (dinheiro) para fazer o evento crescer. Se não tivesse qualificado o evento, com certeza seria o mesmo de todo seculo XX...nada. Malham as comissões avaliadoras quando perdem os Rodeios. Quando perdem o ENART. Os mesmos que malhavam um dia... avaliaram e foram malhados e não gostaram. E então?

Então, concluo que, só reclamam aqueles que se sentem prejudicados em seus interesses. Porque em 1999/2000 nenhum desses reclamava? O Evento não existia. Ninguém atira pedras em árvores sem frutos. É óbvio que um evento que atraia 100.000 pessoas em sua pequena duração de uma semana e que hoje atrai mais de um milhão e tem estrutura para existir durante 30 dias, provoca a quem não teve capacidade de melhorar o evento e nem de fazê-lo crescer...e por isso, tenta hoje (que o filho já ta criado), atestar a paternidade ou afastá-lo da mãe.

No CTG, no trabalho, nas instiuições, nas cavalgadas, nos festivais, nos jogos...sempre tem o "comentarista" que fala: "-Deveriam ter feito dessa maneira que dava certo!!!" "- Tem que ter isso...tem que ter aquilo"... É ou não é?

Malhar é fácil demais... Agora, colocar a face à exposição para baterem.. não é pra qualquer um. Eu leio nos Blogs gente malhando gente que faz. E esses que "malham"...alguém já perguntou o que fizeram ????E se fizeram???? Pois é... Reflita...reflita....

Pensamento: Em nosso mundo quem trabalha muito, erra muito.
Quem trabalha Pouco... Erra pouco! Quem não trabalha não erra!!!
E quem não erra, meus amigos... É Promovido!!!!!!!

Um comentário:

Fabio Kbça disse...

É isso mesmo Rogério!!! Da turma que ouviu dizer, só se ouviu dizer que fizeram algo relevante para ajudar a Cultuar a Tradição. Baita Abraço...