sexta-feira, 23 de julho de 2010

Origem da identidade do gaúcho

Que são fronteiras? Qual a origem da identidade do Gaúcho?Quem é esse gaúcho que conhecemos?
Talvez dentro do processo de globalização e de constituição de blocos economicos de poder, da internet, ou mesmo da internacionalização imediata da informação fez com que fosse estimulado o redicionamento dos conceitos de limites e de fronteiras.

Então vemos nesta instantaniedade o conhecimento cientifico e também o estado nacional moderno passando por crises e transformações. O processo é tão rápido que a crise que abarcou o sistema imobiliario Norte americano chegou ao mundo em instantes...

Vamos tentar entender essa questão de identidade nacional e regional a partir do RS como espaço de fronteira no século XIX (parece distante não é? Mas meu avô nasceu no seculo que falo). Para a formação de um estado nacional moderno é preciso que seja consolidada a identidade nacional e esta acontece quando conflitam identidades regionais, sobresaindo uma, que torna-se heterogênica, sendo mentor de um "imaginário vencedor".

Nesse momento entra em cena mo papel dos intelectuais, como influenciadores do imaginário social e na concepção de histórioa. Eles busam no passado o "mito de origem", as raízes... Porém este é um passado reconstituido no presente. A historiografia oficial brasileira sempre salientou a linha nacionalista como homogenea e unitária, neses tempos sim, o conceito de fronteira aproximava-se de separação e de limitação territorial. Nesse contexto autores como Moyses vellinho viam a formação social e cultural do RS definida como elemento pertencente a identidade nacional. Já Manoelito de Ornellas trbalhava com a formação étnica do Gaúcho vinda do portugues e do espanhol, como elementos providos de uma origem moura (árabe).

Até a primiera metade do seculo XIX o espaço compreendido como a Pampa caracterizou-0se pela unidade social cotidiana do homem à cavalo, da pecuaria, movida por interesses economicos e políticos, bem como as divergencias existentes promovidas pelas coroas dos colonizadores.

As contingencias da época levaram o governo a aumentar os proprietários de terras, fortalecendo a defesa territorial, ocupando espaços,mas também estabelecendo relações caudilhescas, dos chefes locais que tambpem lutavam por seus interesses. Diferente das "capitanias hereditárias" que dividiram o Brasil, o RS era na base das " sesmarias". As relações sociais e politicas ocorreram em torno da estancia de criação, das charqueadas...da vida rural.

Visto como um misto de homem rude americano mescla do indio, do negro, do portugues, do espanhol... um mestiço que inicialmente manifestou-se como um Rebelde social. Esse individio pasosu a trocar suas habilidades por sustento nas estancias. Recrutados para serem os soldados e trabalharem para os caudilhos, desenvolveram muitas caracteristicas, entre elas, resistencia fisica, habilidades com armas e cavalos, com os recursos naturais e de sobrevivencia, uma coragem imensa em relação a vida que levavam. Edison Acri classificou esse elemento como changador, gauderio e depois como gaúcho.

(continua)

Nenhum comentário: