sábado, 31 de julho de 2010

Geografia do RS - Relevo

Limites do RS:

Ao norte: Santa Catarina
Ao Sul: Uruguai
A leste: Oceano Atlantico
A oeste: Argentina

Extensão territorial: mais de 280.000 km²

População : mais de 10.900,000 de habitantes

Municipios:496

Relevo:

Planalto - Grande extensao de terreno elevado, cortado por vales (exe: Passo Fundo) Situado ao norte do estado apresentando solo vermelho
Planice - Terreno Plano
Depressão- Em geografia, é um abaixamento de nível do solo (ex: Santa Maria depressao central)
Escudo- Na geografia do RS, é o conjunto das serras localizadas a oeste da lagoa dos patos
Campanha- Em geografia, são os campos extensos, geralmente destinados a pastagem de gado vacum, equinos, ovinos e caprinos.
Pico- Local mais alto de uma determinada região


Encosta da serra: Localiza-se entre o Planalto e a depressão central. Trata-se de uma região importante, pois nela encontramos a região da zona colonial, principal produtoras de cultura vinícola desenvolvida pelos imigrantes italianos (Caxias, Bento, Garibaldi, Flores da Cunha, Veranóplis e outros). Desenvolveu a industria moveleira e metalmecânica.

Depressão Central: Região situada mais para o centro do estado. Em realção às regiões próximas é uma área mais baixa. Foi seguindo o Rio Jacui que os habitantes fundaram cidades como General Camara, Rio Pardo, São Jeronimo...

Campanha Gaúcha: Localizada a sudoeste do estado a campanha gaúcha é algo que caracteriza o RS, como o "Pão de Açucar" caracteriza o RJ.

Planice Litoranea: localizada a leste do estado, chama-se planice por ser uma região plana, que está ao memso nível do mar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns! É uma boa alternativa para entender a geografia do estado em meio a tantas e diferentes definições das nossas regiões.
Édson/Montenegro