terça-feira, 13 de julho de 2010

Curiosidades...

O tempo...e o vento...

Você sabia que um ano lunar completo tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos?
...Que as tentativas Romanas de medir o tempo tinham, na criação de Roma (753 a.c.) o ano I. Era chamado calendário de Rômulo e só contava 304 dias por ano. Em 717 a.C. Pompilio registrou as 4 estações, mas somente no calendário Juliano (45 a.C.) ficou estabelecido o ano bissexto de quatro em quatro anos.

Finalmente o calendário Gregoriano. em 1582, instroduziu os numeros cardinais na contagem dos dias, encerrando o sistema de calendas, nonas e idos, além da ordem inversa dos calendários romanos.

... que o costume de bater na madeira para espantar agouros e má sorte tem sua origem em ancestrais. As árvores que eram elementos da natureza reverenciados como uma esécie de ligação entre o céu e a terra, e, além disso, eram consideradas as moradas dos Deuses. Assim, penitenciar-se de culpas ou para invocar uma divindade os maius antiogos batiam nas árvores ou em algo feito delas.

...É o Estado que se situa no extremo sul do Brasil, com 282.184 km² trabalham e vivem mais de 9 milhões habitantes, que pela sua produtividade, constituem fator verdadeiramente importante da grandeza econômica do país.

...A colonização do Rio Grande do Sul foi feita por elementos paulistas, portugueses e espanhóis, que, em 1715, participando de uma entrada, chefiados por João de Magalhães, fundaram as primeiras estâncias. Só mais tarde foram iniciadas a colonização alemã e italiana. A primeira por ordem de D.Pedro I, na região de São Leopoldo, e a última, já por ordem de D.Pedro II, na então chamada colônia do Conde d’Eu, transformada hoje, no conhecido município de Garibaldi.

...As riquezas minerais começaram também a ser exploradas. O cobre, metal importante, deve ser minerado com espírito de poupança, dado o seu valor para a economia do país. O carvão destina-se a atender às necessidades do Estado, fornecendo energia para o parque industrial ou ainda para transportes terrestre ou marítimos. Outro metal encontrado no Estado é o chumbo.

Nenhum comentário: