sábado, 31 de julho de 2010

Os primeiros caminhos


Os portugueses logo perceberam que o gado xucro, ou chimarrão, que pastava no scamposnão tinha donos. Isso representava uma grand eriqueza: Fornecia carne, couro, graxa, a guampa e servia ainda como meio de transporte. Excelente fonte de comercio. Assim iniciaram as rotas dos tropeiros, que conduziam as tropas de gado bovino, cavalar e muar (mulas) até Sorocaba (SP) onde vendiam os animais.

As invernadas
Durante o percurso dos tropeiros, eles iam parando aqui, ali, para descansar e ao memso tmepo alimentar o gado e dar agua. Ocorria que as vezes ficavam parados em determinados lugares por semanas, devido ao mau tempo. Acabavam construindo umpequeno abrigo para dormir e alimentar-se. Esse lugares onde os tropeiros ficavam e acomodavam o gado chamava-se invernadas.

O maior de todos os tropeiros foi Cristóvão Pereira de Abreu, que nasceu em 1680 (data de fundação da Colonia do Sacramento) em Ponte lima, Portugal. Pertencia a uma familia nobre, por isso tinha instrução esoclar acima do comum. Com seu desejo de avcentura e de conhecer novas terras se trnasferiu par ao Brasil ainda muito jovem. Tornou-se tropeiro e comerciante, e sob seu comando o comercio de gado desenvolveu-se muito no RS.


2 comentários:

Maurio disse...

Parabéns pelo Blog. Os Gaúchos precisavam deste espaço porque a história gaúcha é rica demais para ficar guardada na guaiaca. Gostaria que o Patrão deste Blog trouxesse os causos que sabe sobre a história da Revolução Federalista e da Revolta Anti-Borgista. Sou bisneto de um Coronel Maragato (José Francisco Souza) que lutou no Levante de 1923 e estudo o assunto. Fraterno abraço, Máurio Souza

Maurio disse...

Com este blog é possível reescrever e recontar a história dos feitos gaúchos. Mesmo que os Gaúchos tenham perdido a Guerra saíram vencedores porque "povo que não tem virtude acaba por ser escravo".