sábado, 31 de julho de 2010

Ocupação territorio do RS

Em 1680 os Portugueses fundaram a Colonia do Santissimo Sacramento no Uruguai na margem contrária a Buenos Aires, para o contrabando pelo Rio da Prata. O comercio de gado estava consolidado na região e cada vez mais arriscado.

Portugal manda o Brigadeiro José da SIlva Paes para a barra do Rio Grande para estabelecer ali um ponto de apoio à Colonia do Sacramento que recebi investidas permanentes dos espenhóis. Silva Paes desembarcou em fevereiro de 1737, trazendo soldados da infantaria e artilharia, canhões, munição e cavalarianos do Regim,ento de Dragões das Minas Gerais. 254 homens.

Junto com Cristovão Pereira de Abreu, Silva Paes levantou a fortificação que incluia uam capela e uma altar dedicado a Jesus, Maria e José (que deu o nome ao forte).

Os espanhóis e as reduções e missões jesuiticas

Em 1626 o Padre roqeu Gonzales atrasvessou o Rio Uruguai e fundou o aldeametno de São Nicolau, em terras hoje Rio-grandenses. São Nicolau foi a primeira Redução Jesuitica. Em 1627 fundou a redução de Candelária.

Os missionarios chegaram a bacia do Rio Jacuí em 1633, onde fundaram a missão de Santa Teresa (norte do RS), Santa'Ana, na depressao central chegou a abrigar 7000 pessoas. São Joaquim reuniu mais de mil familias catequizadas. Acompanhe pelo Mapa as reduções jesuiticas.

Com as chegada dos Bandeirantes em busca de ouro nas novas terras, resolveram apresar os indios das reduções . A Primeira Bandeira paulista foi de Raposo Tavares em 1636. Depois ANdré Fernadez, Fernão Dias Pais e Jeronimo Pedroso. Muitas outras vieram depois, buscando indios para escravizar em São Paulo.

Os Jesuitas não conseguiram evitar a destruição das reduções e viram suas igrejas e casas incendiadas, destruidas e os indio mortos ou prisioneiros. Asim começou a retirada das populações missioneiras indo em direção ao Rio Uruguai. O gado se dispersou e ficou xucro aos campos abandonados, multiplicando-se.

Os espanhóis ficaram alarmados qunado em 1680 os portugueses fundarama Colonia do Sacramento e logo trataram de providenciar a ocupção do territorio ao norte do rio da Prata. Com o objetivo de resguardar as suas estancias os jesuitas resolveram novamente atravessar o Uruguai e fundar em terras rio-grandenses sete aldeiamentos que se chamaram Sete Povos:

- São Borja (1682)

- São Nicolau (1687)

- São Luis Gonzaga (1687)

- São Miguel (1687)

- SãoLourenço (1690)

- São João Batista (1697)

- Santo Angelo (1706)

Nenhum comentário: