sexta-feira, 23 de julho de 2010

A formação do Imaginário social


Devemos entender que o imaginário social é a peça efetiva e eficaz do dispositivo de controle da vida coletiva e do exercicio do poder. Sendo assim, toda a sociedade precisa imaginar e inventar a legitimidade que atribui ao poder. Lembre-se...o poder não tem que ser somente Poderoso..mas sim, Legítimo. O espaço Riograndense foi resultado das relações de poder existentes, marcado por lutas e revoluções.

Então nós podemos definir a identidade pertencente ao povo riograndense como de ideais de uma elite caudilista de controle de fronteira no seculo XIX, com caracteristicas da vida campeira mesclada por etnias e coma ideologia positivista da república velha riograndense no seculo XX. Elementos que fundamentaram o perfil político-cultural do Gaúcho. Por exemplo, devemos atentar que o poder local também era garantido pela manipulação do imaginário social, no qual a repúiblica castilista e borgista soube muito bem reformular.

A identidade regional do RS pode ter sido resultante tambem de um aproduçãointelectual comprometida com a unificação do que hoje nós conhecemos por cultura Riograndense. Dessa forma buscou-se no Gaúcho,elemento pertencente à cultura popular de um estado que sente-se em seu imaginário social, uma Nação.

Nenhum comentário: