sábado, 31 de julho de 2010

A formação do RS - Povoamento

Os primeiros habitantes do Rio Grande do Sul

          Há aproximadamente 10 mil anos, aqui chegaram os primeiros seres humanos, os indios.  Há dois mil anos, um grupo que alcançou o Rio Uruguai e entrou em territorio Rio-grandense, o Grupo Guarany. Eram bons navegadores, conheciam as florestas, usavam o arco e a flecha, tacape e a lança. Eram guerreiros e ocupavam os vales dos grandes rios com florestas e litoral.
          Conheciam o fumo, produziam potes de cerâmica, plantavam pequenas roças. Trouxeram o milho, a mandioca, a abobora, a pimenta, o pimentão, o feijão, o amendoim e o uso da erva mate.
A chegada do Homem Branco.
          Os primeiros elementos da raça branca que aqui chegaram foram os portugueses e os espanhóis.eles disputaram o território de várias maneiras: por lutas armadas, por acordos e por ocupação das terras.
        Quando eles aqui chegaram ,o território era habitado por 100 a 150 mil indígenas, que utilizavam a natureza sem destruí-la ou prejudicá-la.não poluíam as águas, não destruíam a vegetação, não extinguiam os animais.
          Os portugueses começaram a ocupar o território pelo litoral, explorando o gado selvagem solto pelos índios e jesuítas. Depois ocuparam os campos da campanha, consituindo as estancias.
         Outros elementos da raça branca que chegaram ao RS forma os açorianos, que deram inicio a agricultura. Plantaram trigo por algum tempo e dedicaram-se a outras atividades como a pecuária e comercio.

Os negros
          Os colonizadores além de vender e comprar gado, vendendo couro e sebo, iniciaram a fabricação do charque. Por esse motivo os charqueadores começaram a introduzir a mão de obra escrava vinda da àfrica. Negros qeu com seu trabalho forçado contribuiram no desenvolvimento do estado e também na cultura.


Outros imigrantes

          Em 1824 chegaram os alemães e em 1875 os italianos. Eles povoaram a região, abriram caminhos que nao existiam nas matas, foram derrubando árvores para plantar. Povoados surgiram, a industria se desenvolveu e o comercio cresceu.
          Também chegaram ao RS Judeus, Poloneses, Ingleses, Japoneses, Chineses, Sírios, Libaneses, coreanos... e o territorio crescendo e ficando cada vez mais povoado.

        População: É o conjunto de seres humanos que habitam o território, independente das raças.

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Rogério, parabéns pelo seu blog. Gostei muito das matérias que você escreve, afinal não podemos deixar nossa tradição se perder, precisamos passá-la adiante.
Estou procurando matérias sobre os índios Patos, os quais deram origem ao nome da Lagoa dos Patos, para publicar no meu blog (http://pescanalagoa.blogspot.com).
Se você tiver ou souber quem tem algum material sobre eles, eu agradeço.
Deixo aqui o meu abraço.

Dicas: Você tem alguns ítens repetidos no seu "Label". ex.: Notícias e Notícia.
Coloque um formulário de contato para que seus visitantes possam mandar uma mensagem diretamente para o seu email. É mais prático.
Se quiser trocar umas idéias, estou a disposição.

Anônimo disse...

Elementos relacionados ao nosso rs,formação