domingo, 7 de abril de 2019

Juventude Tradicionalista do Brasil realiza encontro em Chapecó


Prendas e Peões da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha - Gestão 2017/2019
Visita orientada ao Estadio Arena Condá, em Chapecó, para conhecer de perto a Chapecoense

Representação da Juventude de diversos estados da Federação

      A cidade de Chapecó, em Santa Catarina, recebeu o Brasil de bombachas neste final de semana, 6 e 7 de abril, para um encontro que envolveu, não só as lideranças tradicionalistas mais experientes, mas uma gama de jovens apaixonados pela cultura gaúcha, no Encontro Nacional da Juventude Tradicionalista, o ENJUT, que envolveu diretamente mais de 500 pessoas que se inscreveram no evento. 
      A proposta foi discutir as diferentes realidades da preservação das tradições gaúchas em todo Brasil, cujo envolvimento trouxe jovens de distancias superiores a 2.000 km. O evento promovido pela juventude aumenta a cada ano. Reeditando o sucesso do encontro realizado em 2017, em Ponta Porã/MS, onde os protagonistas e anfitriões foram os jovens Farid Molas, peão tradicionalista da CBTG e Daiane Pereira, 3ª Prenda da Confederação, com apoio de todas prendas e de todos os peões, capitaneados pela CBTG, a reunião jovem teve um crescimento considerável nesta edição.

     Cada estado promoveu o seu encontro preparatório para o evento nacional. A cada gestão de prendas e peões surgem lideranças nos diversos estados dispostas a preservação dos usos e costumes do gaúcho, independente de posição geográfica. Neste ano Anderson Hartmann, que já foi guri farroupilha no RS, hoje um profissional consolidado no mercado de trabalho, foi um dos mediadores dos debates da juventude.


" (...) 
Nesse Encontro vai ter Palestra, Oficina, Painel, Gincana,
História da CBTG contada pelo Presidente,
Os jovens organizando tudo, tomando a frente,
Vão dar uma folga pra “telinha”,
Mesmo que de vez em quando, uma “espiadinha”.
Não vão faltar dança, verso, gaita e violão,
No encerramento, baile de confraternização,
Muitas trocas de mensagens, fotos e vídeos, por WhatsApp,
Só que dessa feita, ao vivo, nas rodas de mate.
Nessa grande “Rede Social de Integração”."
Trecho de poesia do Diretor Social, Francisco Carlos Fighera (Chico Fighera) e que define o ENJUT - 2019

           "Por ocasião do Encontro Nacional da Juventude Tradicionalista quero expressar minha confiança nesta juventude e dizer que vocês são garantia da continuidade de nossos ideais, seja no resgate histórico aos feitos de nossos ancestrais, na preservação de nossos usos e costumes, moral e respeito. (...) Fui piá, guri e jovem tradicionalista, como vocês e os mais velhos confiaram em mim. E eu confio em vocês pela continuidade do tradicionalismo. Parabéns para vocês e para o arauto do gauchismo e grande liderança, o Presidente da CBTG, João Ermelino de Mello. Sucesso" - manifestou o Presidente da CITG, Nei Antonio Zardo.
       "Gostaria de agradecer a todos que participaram do ENJUT neste fim de semana. Estamos nos encaminhando para a reta final do evento com o coração feliz. Foram mais de 500 participantes e muito compartilhamento de lições, realidades e ideias. A juventude Tradicionalista agradece o empenho de todos os presentes, muitos dos quais viajaram mais de 2000 km para poderem contribuir com o evento. A troca entre jovens e de jovens com os mais experientes foi fundamental. Agradeço a todos os painelistas que se dispuseram a estar aqui, palestrantes, aos MTGs que apoiaram a sua juventude, e às lideranças máximas do nosso movimento, nossos Presidentes, por disporem do seu tempo para de fato trabalhar por nós, jovens, e discutir diretamente conosco, compartilhando suas visões e intenções futuras. Foi uma linda festa." - Enviou, cia WhatsApp, Victor Parmeggiani, Peão Tradicionalista da CBTG.



Nenhum comentário: