sexta-feira, 19 de abril de 2019

A Sexta-feira santa, a colheita da 'macela' e a Páscoa


      Para alguns um feriadão para ir para praia, para outros a oportunidade de dar ovos de chocolate de presente. Nesta época, a corrida no comercio é tão grande, todos precisam comprar peixe e ovos de chocolate, para dar de presente. Mas o que significa esse 'feriadão'? Domingo é dia de comemorar com chocolates?

         A palavra Páscoa vem do hebraico, da palavra 'Pessach' que significa “passagem”, e leva esse nome pois, antes de ser a festa da ressurreição, marcava o final do inverno e a chegada da primavera. O domingo de Páscoa celebra a vida. Devemos lembrar que durante a Semana Santa (que antecede o domingo da Páscoa) ocorre a celebração da Paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Lembremos a mais famosa participação relatada na bíblia foi a "Última Ceia", onde Cristo e os seus discípulos fizeram a "comunhão do corpo e do sangue", simbolizados pelo pão e pelo vinho.

         Já a colheita da macela, ou marcela, é feita na madrugada de quinta pra sexta-feira santa, para se colher antes que o sol seque o orvalho, representa as lágrimas de Nossa Senhora. O material recolhido é armazenado para uso medicinal durante a passagem dos dias. Tanto é usada para chás e até para o clareamento de cabelos.

          O importante mesmo é entendermos o real significado da data. Nos arrependermos dos pecados, domingo celebrar a vida. Lembrar que tem alguém que tem planos maiores para nós que nosso orgulho e vaidade. Faça dessa páscoa um momento de reflexão e de perdão.

Nenhum comentário: