sexta-feira, 19 de abril de 2019

Os símbolos oficiais do Rio Grande do Sul

           Toda sociedade organizada adota elementos retirados da história que, de alguma forma, são representativos e tem importância na formação da identidade local. Seja no Folclore, nos usos e costumes, no imaginário do povo, nas suas crenças, são aspectos simbólicos que se estabelecem no imaginário popular. Com o tempo estes símbolos são adotados pelo estado.

          No Rio grande do Sul, não diferente dos países, estes símbolos estão presentes e, aqui, talvez com mais força. Desde uma chama crioula ou de galpão do fundão das fazendas, até uma estátua (com o laçador em Porto Alegre, O Imigrante, em Caxias do Sul, o pôr-do-sol no Guaíba) lá estão eles, os símbolos, oficiais ou não que caracterizam aquele estado.

           De acordo com o dicionário Aurélio Buarque de Holanda são imagens empregadas como sinal de uma coisa, sinal externo de um sacramento; Ideia consciente que representa e encerra a significação de outra inconsciente.

          No Rio Grande do Sul temos:


Por que é importante trabalhar e estudar os símbolos?

            É importante porque cada um dos símbolos traz consigo significado histórico e de relacionamento com identidade regional. Esse conhecimento facilitará o fortalecimento do sentimento de amor e de apego a raízes e tradições a sociedade gaúcha, criando assim um uma barreira psicológica de proteção da identidade regional. Organiz\e em seu CTG e na escola peças teatrais, oficinas com atividades para trabalhar cada um dos símbolos, de forma à compreendê-los melhor.

Fonte: Nossos Símbolos: Nosso Orgulho
Livro tema dos festejos Farroupilhas de 2008

Nenhum comentário: