quinta-feira, 11 de abril de 2019

Viagem ao Rio Grande do Sul, de Auguste Saint Hilaire - Parte XXXVI

Abril de 1821 - Auguste de Saint-Hilaire

Cavalos e jumentos selvagens - cavalos domados e suas atividades - Burros e índios

     A tropas de cavalos selvagens são chamadas pelos portugueses de bagualadas, muito arredios pois sempre foram perseguidos. Mas quando montamos acampamento eles se aproximam tanto que Matias pode matar um jumento com golpes de faca.

     Evidentemente estes cavalos não fazem mal algum regiões mais deserta, mas quando se aproximam das estâncias destroem pastagens e arrastam consigo os cavalos domados. Os estancieiros os atacam para afugentar ou se apoderar dos potros para domestica-los. Alguns caçam jumentos para vender o couro. 

     Em relação aos cavalos franceses não trotam tão bem, mas galopam muito melhor e resistem mais a longas distâncias e privações de alimentos.

     Entre os portugueses são chamados de Parelheiros os cavalos destinados a corridas, são presos em estrebarias e treinados diariamente, chamam de compor um cavalo. Estes estancieiros português não montam em éguas, submetem a todos em rodeios junto aos bois.

     Os índios das Missões e Santa Maria são muito pobres para terem cavalos, criam burros para sua montaria. Estes animais aqui são menores que na França e de cor esbranquiçada.

Nenhum comentário: