segunda-feira, 1 de abril de 2019

Diário de viagem do Aldeia - 1º dia do Festival

CTG de Gravataí participa do Festival Mundial de Folclore de Palma Mallorca - ESP e o Blog acompanha diariamente, com informações de Paulinho Gnoatto (que nesta terça falará ao vivo no programa Identidade Gaúcha). 

Concentração, adaptação e ensaio

           O grupo adulto do CTG Aldeia dos Anjos já descansa em território espanhol, aguardando a chegada, na noite de hoje, 1º de abril, por mais dois músicos, Sandro Pimentel e Cristiane Gomes, que residem em Setúbal - POR, e  irão se juntar aos antigos parceiros de palco, para tocar neste festival.
          "Hoje já escutamos diferentes sons de ritmos e instrumentos diversos, de diferentes continentes, por todo o complexo dos hotéis.  Começou o festival. Agora pela manhã estamos reunidos para o primeiro ensaio. A expectativa é enorme, nosso grupo composto por veteranos e novatos, combinação perfeita" - conta Gnoatto. "Estão nos tratando super bem. Chegaram Bulgária, Polônia, Rússia, Bolívia  e Índia. Outros estão chegando e ocupando os espaços para ensaiar. A língua usada aqui é o Catalão ou Castelhano. Vamos ensaiar, que o ritmo é pegado"- concluiu.
Paulinho Gnoatto enviou um pequeno guia do linguajar castelhano que eles receberam, para melhor comunicação
Basta clicar aqui, na manhã de terça, 2, que o site direcionará para a Radio Quero-Quero.Net - Das 8h às 10h
      
Passeio na praia, cidade calma nessa época  -  Muitos turistas chegando para o Festival
Uma entidade premiada

     Em 2002, o Aldeia foi agraciado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com o Prêmio Negrinho do Pastoreio como grupo de danças destaque. Em 2006, tornou-se Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio Grande do Sul.


      Em 2010, também pela Assembleia Gaúcha, recebeu os prêmios de Grupo Show e Grupo de Dança Gaúcha. Em 2014, tornou-se o primeiro grupo brasileiro a vencer uma competição internacional de danças folclóricas no 15th International Büyükçekmece Culture and Art Festival, na Turquia e, em 2016, foi a única delegação brasileira premiada no Tempio D’Oro (Templo de Ouro) e venceu o 61° Festival Internazionale del Folklore (Sagra del Mandorlo in Fiore) em Agrigento, na Itália.


Um comentário:

Anônimo disse...

Sou suspeito em comentar... pois participei do aldeia na decada de 90... mas com tantos títulos e homenagens ao aldeia espero tbm que o estado homenageie esse ícone da cultura gaúcha que é o Paulo Gnoatto. Parabéns por essa vida de dedicação ao aldeia. Sucesso.

Giovani Gnoatto.