terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Reunião define preparativos para o 2º Fórum Estadual de Folclore, em Ijuí

Brinde selou momento de confraternização na residencia da Alessandra Motta - Um brinde à nossa cultura
            Na noite desta segunda, 14 de janeiro, na residencia da ex-conselheira de cultura e membro da Comissão gaúcha de Folclore, Alessandra Motta, se

reuniram Conselheiros de Cultura do Estado, Folcloristas, juntamente com presidente da UETI, para definir a realização do 2º Fórum Estadual de Folclore e Culturas Populares.

            Contando com a presença do Presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, Octávio Capuano, do Presidente da UETI, Nelson Casarin, acompanhado de Francisco Roloff e do Presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, Marco Aurélio Alves, equipe conseguiu definir data provável do evento, bem como, atividades para a programação.

             Estiveram presentes ao encontro Rogério Bastos, Erika Hanssen, Plinio Mosca, Alessandra Motta e seu esposo, Elton Witcel, além da Professora Paula Simon Ribeiro, presidente da Fundação Santos Herrmann.


Nelson Casarin e Marco Aurelio Alves
             Equipes foram formadas para agilizar a construção de mais este grande evento que coroa o trabalho deste Conselho de Cultura. Há muitos anos as pessoas da área cultural se perguntavam quem avaliava os projetos culturais. Pois, ao assumir a presidência, Alves abriu as portas do Conselho e além de dar este acesso, tirou os Conselheiros para fora para ir aonde acontece a cultura.


          Uma equipe ficou responsável pela programação do Fórum, outra pelos anais do 1º Fórum que aconteceu em 2018. Pensar o folclore e as culturas populares, objetivando sua preservação e estimulando o aprofundamento da pesquisa, é objetivo central da realização do fórum, que oferece oportunidade única aos professores, estudantes, pesquisadores e folcloristas para a multiplicação dos saberes e a ampliação dos canais de divulgação do tema.
            Uma realização conjunta do Conselho Estadual de Cultura com a Comissão Gaúcha de Folclore , juntamente com a Fundação Santos Herrmann UNIJUÍ, UETI - União das etnias de Ijuí, a prefeitura municipal e a Câmara Municipal de Vereadores de Ijuí foi realizado, em 2018, o primeiro fórum estadual de folclore e culturas populares.

            "Essa iniciativa é a comprovação que a temática do folclore e das culturas populares estão na pauta de prioridades do Conselho Estadual de Cultura. Do 1º Fórum  surgiram demandas e propostas de políticas públicas para esta área. Vamos investir no 3º Congresso de Cultura e no 2º Fórum Estadual" - Disse o presidente marco Aurelio Alves.

3 comentários:

Ivo Benfatto disse...

Foi uma reuniao agradável, entre amigos, em que encaminhamos muito bem a realização do II Fórum de Folclore e culturas poppulares

Unknown disse...

Foi uma reuniao agradável entre amigos do Folclore e das culturas populares quando encaminhamos a realização do II Fórum Estadual. Ivo Benfatto

Anônimo disse...

Quando vai acontecer o fórum?